Últimas Notícias

Oficial ucraniano espera avanços em conversas com a Rússia nos próximos dias

 


Conselheiro sênior do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a Rússia “começou a falar de forma construtiva”.

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podoliak, disse neste domingo (13) que acha que eles “alcançarão resultados concretos” nas conversas com a Rússia nos próximos dias.

Em um vídeo postado no Twitter, Podoliak, conselheiro sênior do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia “torna-se muito mais sensível à posição ucraniana” e “começou a falar de forma construtiva”.

“Nossas propostas estão na mesa. Elas são muito duras. Entre elas, a retirada das tropas, o cessar-fogo”, acrescentou Podoliak. “Não vamos desistir de nenhum ponto, por princípio”.

Entenda o conflito

Após meses de escalada militar e intemperança na fronteira com a Ucrânia, a Rússia atacou o país do Leste Europeu. No amanhecer desta quinta-feira (24), as forças russas começaram a bombardear diversas regiões do país – acompanhe a repercussão ao vivo na CNN.

Horas mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou uma “operação militar especial” na região de Donbas (ao Leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk, as quais ele reconheceu independência).

O que se viu nas horas a seguir, porém, foi um ataque a quase todo o território ucraniano, com explosões em várias cidades, incluindo a capital Kiev.

De acordo com autoridades ucranianas, dezenas de mortes foram confirmadas nos exércitos dos dois países.

Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

Esse ataque ao ex-vizinho soviético ameaça desestabilizar a Europa e envolver os Estados Unidos.

Da Redação

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.