Últimas Notícias

Rússia pediu ajuda militar à China para guerra na Ucrânia, diz governo dos EUA

 


A Rússia pediu ajuda militar à China na Ucrânia, incluindo drones, disse um alto funcionário do governo dos Estados Unidos neste domingo (13).

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse à CNN que a China fornecer apoio à Rússia é uma “preocupação”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, no entanto, nega que a Rússia tenha solicitado assistência militar à China. Segundo ele, o país tem poder militar suficiente para cumprir todos os seus objetivos na Ucrânia a tempo e por completo.

Sullivan, dos EUA, afirmou ainda que “também estamos observando atentamente para ver até que ponto a China realmente fornece qualquer forma de apoio, material ou econômico, à Rússia. É uma preocupação nossa. E comunicamos a Pequim que não vamos esperar e permitir que nenhum país compense a Rússia por suas perdas com as sanções econômicas”.

Sullivan disse que os EUA deixaram claro para o governo chinês que haverá “absolutamente consequências” para os esforços de “larga escala” para dar ao Kremlin uma solução alternativa para as sanções americanas.

“Não permitiremos que isso avance e que haja uma salvação para a Rússia dessas sanções econômicas de qualquer país em qualquer lugar do mundo”, disse ele.

Sullivan deve se encontrar com seu colega chinês Yang Jiechi em Roma nesta segunda-feira (14).

O porta-voz da embaixada chinesa, Liu Pengyu, disse à CNN no domingo que desconhece o pedido da Rússia.

“Nunca ouvi falar disso. A China está profundamente preocupada e entristecida com a situação da Ucrânia. Esperamos que a situação se acalme e a paz retorne em breve”, disse Pengyu.

“Devem ser feitos os maiores esforços para apoiar a Rússia e a Ucrânia no avanço das negociações, apesar da situação difícil para produzir um resultado pacífico. Apoiamos e encorajamos todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica da crise. A alta prioridade agora é evitar que a tensa situação se agrave ou até mesmo fique fora de controle. Há um consenso sobre isso entre a comunidade internacional, incluindo as partes envolvidas”, afirmou.

“A China pede o máximo de contenção e prevenção de uma crise humanitária massiva. A China apresentou uma iniciativa para responder à situação humanitária na Ucrânia, forneceu assistência humanitária e continuará a fazê-lo”, concluciu Pengyu.

A Casa Branca disse na semana passada que a China estava “cumprindo os requisitos que foram implementados” sobre as sanções.

“Nossa avaliação agora é que (a China está) cumprindo os requisitos que foram colocados em prática”, disse a secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em uma entrevista coletiva na última quarta-feira (9).

Com informações da Reuters

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.