Últimas Notícias

Saiba como evitar engasgo em bebê e o que fazer caso aconteça

 


Uma das situações mais temidas pelos pais é o engasgo de um bebê. A condição ocorre quando algo obstrui a garganta e impede a respiração, criando um cenário de angústia e apreensão. O perigo é real e deve ser levado a sério, já que o episódio pode levar à morte.

Pediatra do Sistema Hapvida, Ana Cristina explica que o engasgo pode ser causado por algum objeto ou alimento de tamanho e consistência que o bebê não consiga engolir ou mastigar. No caso do líquido, ocorre quando ele retrocede e também causa a obstrução.

Para identificar se de fato a criança está engasgada, a médica aponta os sinais: olhos bem abertos,  feição de como se estivesse fazendo força e sem movimento respiratório – o bebê não emite som, não tosse e nem chora. 

Para evitar ocorrências desse tipo, Ana Cristina orienta que os bebês não devem mamar ou tomar leite deitados, e sim completamente sentados ou  ou semi sentados até os 6 meses. Ela conta que os pais não devem colocar o bebê para ingerir líquido deitado no berço, muito menos deixá-los administrar a substância sozinho.

Devido ao perigo do engasgo, Ana pontua que a introdução alimentar só deve ser iniciada quando o bebê apresentar sinais de prontidão – conseguir ficar sentado sem apoio e com as costas retas, se interessar pelo que os outros comem e levar objetos à boca.

Como proceder – Caso o bebê engasgue, a pediatra explica que a primeira coisa a fazer é manter a calma – ainda que seja difícil. Ao conseguir manter a tranquilidade, o responsável deve ligar para a emergência e informar o que ocorreu. Enquanto o socorro não chega, é importante conhecer as manobras para tentar realizar a intervenção.

“O bebê deve ser colocado de barriga para baixo, em cima da perna do adulto, que irá bater nas costas, sem ser muito forte, com as mãos voltadas na direção da cabeça”, detalha.

Já no caso de crianças maiores, a profissional indica a manobra de Heimlich – que é uma técnica de primeiros socorros. “A pessoa que for realizar a manobra deve segurar a criança pelas costas e usar as mãos para fazer pressão no diafragma, em frente ao estômago. Esse movimento tende a jogar para fora o que está causando o engasgo”, detalha.

Ainda assim, ela ressalta a importância de solicitar o atendimento médico de emergência. A especialista também alerta que colocar o dedo na garganta e tentar retirar o alimento ou objeto não é indicado, e pode piorar a situação. “Isso pode colocar o alimento ou objeto ainda mais para dentro e dificultar a remoção”, afirmou.

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.