Últimas Notícias

Saiba quem é Rodolfo Landim, indicado ao Conselho de Administração da Petrobras


 Presidente do Flamengo, ele foi indicado pelo Ministério de Minas e Energia. Eleição que vai definir o novo Conselho de Administração da estatal acontecerá no dia 13 de abril.

Indicado para comandar o Conselho da Petrobras, Rodolfo Landim tem 64 anos, é engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-funcionário de carreira da estatal, onde trabalhou por 26 anos. Atualmente, está no segundo mandato como presidente do Flamengo.

Entrou na petroleira em 1980, passando por diversos cargos e ocupando funções de gerência. Ao longo de sua carreira, se especializou engenharia de petróleo e administração de negócios.

Entre 2000 e 2003 foi presidente da Gaspetro, responsável pelas participações societárias da Petrobras nas companhias de transporte e distribuição de gás natural. Chegou a ser diretor da empresa estatal e, durante o 1º mandato de Lula (PT), presidiu a Petrobras Distribuidora, entre 2003 e 2006.

Polêmica com Eike Batista

Quando saiu da Petrobras, Landim atuou em empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista. Ocupou cargos executivos nas companhias de mineração, petróleo, gás natural e construção naval até 2010.

Com o rompimento com a empresa, processou Batista por descumprimento de um contrato que envolvia o repasse de 1% da EBX. Landim pedia US$ 270 milhões (cerca de R$ 493 milhões na cotação da época), mas acabou derrotado na Justiça.

Após esse episódio, assumiu a presidência do Conselho de Administração e se tornou presidente-executivo da Ouro Preto Óleo e Gás S.A.. Ele coordenou as negociações de venda da companhia para um investidor privado com atuação na indústria de óleo e gás, concretizada em fevereiro de 2020.

Presidente do Flamengo

Em 2019, se tornou presidente do Flamengo e atualmente está em seu segundo mandato, que termina no final de 2024.

Sob seu comando, o clube fez grandes investimentos no futebol – em sua gestão, jogadores como Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabriel Barbosa, Andreas Pereira e David Luiz chegaram ao time. Com Landim na presidência, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), a Copa Libertadores (2019), a Supercopa do Brasil (2020 e 2021), além do campeonato estadual (2019, 2020 e 2021).

Da Redação

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.