Últimas Notícias

TRÊS ANOS DE MANDATO: Bolsonaro cumpriu apenas 34% das promessas de campanha; saiba o que ainda não saiu do papel

 


Em três anos de mandato, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu menos da metade das promessas eleitorais. Um levantamento feito pelo G1 mostra que o ex-capitão cumpriu 20 dos 58 compromissos assumidos, o que corresponde a 34%. Por outro lado, 47% das promessas não foram cumpridas e 19% apenas parcialmente.

Segundo o levantamento, os números significam que o presidente cumpriu uma de cada três promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.Em termos percentuais, as promessas envolvendo educação, cultura e relações exteriores lideram o ranking de promessas não cumpridas, com 67%. Na sequência, aparecem as área de segurança pública, com 60% das metas não cumpridas; economia, 53%; meio ambiente e agronegócio e saúde, ambas com 40% das propostas não realizadas.

Ainda de acordo com o levantamento, os índices de cumprimento são mais expressivos na área da transparência e administração.

Entre algumas das promessas não cumpridas por Bolsonaro está a de acabar com a reeleição para presidente e diminuir o número de parlamentares, bem como reduzir o número de ministérios para, no máximo, 15.

Levantamento do g1 considera 58 promessas assumidas pelo presidente durante a campanha eleitoral de 2018. Os dados mostram, ainda, que 19% das promessas foram cumpridas parcialmente e 47% ainda não foram cumpridas.

Em números absolutos, o resultado da avaliação das promessas é:

Total de promessas: 58
Cumpridas: 20
Cumpridas em parte: 11
Não cumpridas ainda: 27

OUTRAS PROMESSAS QUE NÃO FORAM CUMPRIDAS

Acabar com audiência de custódia

Promessa – ‘Vamos botar um fim na audiência de custódia’, disse Bolsonaro durante a campanha.

O que aconteceu – As audiências de custódia continuam a ocorrer no país.

Reduzir a maioridade penal | Promessas Bolsonaro

Promessa de Bolsonaro: No plano de governo, Bolsonaro falou em reduzir a maioridade penal para 16 anos. Durante a campanha ele chegou a afirmar que pretendia reduzir a maioridade para 17 anos.

O que aconteceu – A proposta de redução que tramita no Senado ainda não foi aprovada.

Instituir renda mínima

Promessa – ‘Acima do valor da Bolsa Família, pretendemos instituir uma renda mínima para todas as famílias brasileiras. (…) Nossa meta é garantir, a cada brasileiro, uma renda igual ou superior ao que é atualmente pago pelo Bolsa Família’.

O que aconteceu – A promessa ainda não foi cumprida. O governo avalia se cria o projeto Renda Cidadã com o fim da distribuição do auxílio emergencial decorrente da pandemia da Covid-19.

Criar o Fundo Nacional da Pessoa com Deficiência

Promessa – Bolsonaro assinou compromisso em ‘elaborar um sistema nacional de promoção e de defesa de direitos da pessoa com deficiência, assegurando a criação e o fomento de um Fundo Nacional da Pessoa com Deficiência, nos mesmos moldes dos fundos nacional da Criança e Adolescente e do Idoso’.

O que aconteceu – O fundo ainda não foi criado. Um projeto com esse objetivo foi arquivado no fim da última legislatura no Senado. Outro projeto foi apresentado em 2019 pelo senador Paulo Paim (PT-RS). Em dezembro em 2019, o projeto foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos. Desde então, está parado na Comissão de Assuntos Econômicos.

Da Redação

Com informações do G1.

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.