Últimas Notícias

Após suspensão, Rússia abandona Conselho de Direitos Humanos da ONU


 A Rússia pediu formalmente para deixar o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). A reação ocorre após Assembleia-Geral aprovar a suspensão do país como represália ao massacre em Bucha, na Ucrânia.

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, anunciou a saída após a votação acachapante contra o país.

Nesta quinta-feira (7/4), a proposta apresentada pelos Estados Unidos, sob o argumento de “violações e abusos flagrantes e sistemáticos dos direitos humanos”, foi chancelada pelos embaixadores.

Ao todo, 93 países votaram pela suspensão da Rússia. O Brasil se absteve da votação, assim como outros 57 países.

No total, 24 nações se manifestaram contra – inclusive a Rússia e os países parceiros, como Belarus.

O projeto de resolução menciona “graves preocupações sobre a crise humanitária e os direitos humanos na Ucrânia”, depois de relatórios sobre violações cometidas pela Rússia. Moscou desmente ter civis como alvo e de ter cometido execuções.

O Conselho de Direitos Humanos foi criado em 2006, e é composto por 47 Estados-Membros, eleitos pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. Na história da ONU, só a Líbia foi suspensa do Conselho de Direitos Humanos, em 2011.

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia atualmente são membros do conselho. O mandato russo expira em 2023.

Desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, a ONU condena a investida militar contra a Ucrânia, e defende a retirada das tropas de Vladimir Putin.

O massacre

A decisão ocorre após o mundo ficar assombrado com vídeos divulgados no domingo (3/4). Nas gravações, é possível ver cenas chocantes da tragédia na cidade de Bucha.

As imagens mostram ao menos 20 cadáveres no chão e em valas comuns. O governo ucraniano diz que mais de 400 corpos de civis foram encontrados na cidade. A guerra completa, nesta quinta-feira (7/4), 41 dias.

A situação foi tratada como massacre por órgãos de direitos humanos, e como “genocídio” pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Da Redação

Com Metrópoles

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.