Últimas Notícias

EXAME/IDEIA: Lula lidera em todos cenários de segundo turno, mas diferença para Bolsonaro cai para 9%; veja números


 A revista Exame divulgou, na noite dessa quinta-feira (21), uma nova pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Ideia. No levantamento, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 42% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os números são para a pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos. Esse é o primeiro levantamento sem o nome do ex-juiz Sérgio Moro, que por enquanto, retirou seu nome da disputa.

Para a estimulada, Lula tem 42%; Bolsonaro 33%; Ciro Gomes (PDT) 10%; João Doria 3%; Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) com 1% cada; Felipe d’Ávila (Novo) 0,5%; Vera Lúcia (PSTU) 0,3%, Luciano Bivar (União) 0,2% e Aldo Rebelo (PDT) 0,1%; Ninguém/Branco/Nulo 1%; e Não Sabem 4%.

Já na pergunta espontânea, quando não são apresentados os nomes, os pré-candidatos apresentaram as seguintes intenções de voto: Lula 36%; Bolsonaro 28%; Ciro Gomes 4%; Sergio Moro 2%; João Doria 1%; André Janones 0,5%; Sofia Manzano 0,4%; Simone Tebet 0,2%; Aldo Rebelo 0,1%; Felipe d’Ávila 0,1%; outros 0,1%; Ninguém/Branco/Nulo 8%; e Não Sabe 20%.

Segundo turno

O instituto ainda levantou a possibilidade de cinco cenários de segundo turno. O ex-presidente Lula venceu em todos os que participou, mas em uma disputa direta contra Bolsonaro, esta foi a menor diferença entre os dois desde junho do ano passado: 9%. Veja os cenários:

Cenário 1

Lula: 48%;

Bolsonaro: 39%;

Branco/Nulo: 9%; e

Não sabem: 4%.

 

Cenário 2

Lula: 50%;

João Doria: 26%;

Branco/Nulo: 19%; e

Não sabem: 4%.

 

Cenário 3

Ciro Gomes: 41%;

Bolsonaro: 37%;

Branco/Nulo: 17%; e

Não sabem: 5%.

 

Cenário 4

Lula: 45%;

Ciro Gomes: 32%;

Branco/Nulo: 20%; e

Não sabem: 3%.

 

Cenário 5

Bolsonaro: 38%;

João Doria: 29%;

Branco/Nulo: 27%; e

Não sabem: 7%.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas, entre os dias 15 e 20 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-02495/2022.

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.