Últimas Notícias

Após rejeição no STF, Bolsonaro pede que PGR investigue Moraes

 


A queixa é semelhante à apresentada pelo mandatário ao Supremo e que foi rejeitada pelo ministro Dias Toffoli, relator do processo, nesta quarta-feira.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu nesta quarta-feira (18) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Mores por abuso de autoridade na condução do inquérito das fake news. A queixa é semelhante à apresentada pelo mandatário ao Supremo e que foi rejeitada pelo ministro Dias Toffoli, relator do processo, nesta quarta-feira.

No documento, apresentado à PGR pelo advogado de Bolsonaro, Eduardo Magalhães, o chefe do Executivo alega que Moraes teria realizado "sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais" e apresenta cinco justificativas para embasar o pedido de investigação contra o ministro do STF:

  • Estender injustificadamente uma investigação, prejudicando o investigado;
  • Negar às defesas acesso integral aos autos;
  • Prestar informação falsa sobre o procedimento (no caso, por ter dito que deu acesso do inquérito aos advogados);
  • Impor medida sem amparo legal (bloqueio integral de contas de parlamentares investigados nas redes sociais);
  • Instaurar investigação contra Bolsonaro sem indício de crime.

Bolsonaro passou a ser investigado por Moraes no inquérito das fake news por causa de um vídeo em que ele aparece falando de "indícios" de supostas irregularidades nas eleições de 2018 e 2020, sem apresentar provas. 

O vídeo foi transmitido ao vivo nas redes sociais do presidente em 29 de junho do ano passado. O inquérito, porém, foi aberto anos antes, em março de 2019, por meio de uma portaria assinada pelo então presidente do STF, Dias Toffoli. Moraes foi indicado pelo próprio Toffoli para conduzir a investigação.

Da Redação

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.