Últimas Notícias

Petrobras está sendo ‘esquartejada’ para ser ‘vendida’, diz Ciro

 


Em palestra no Ceará, o pedetista afirmou que nenhum país autossuficiente em petróleo entregou sua estatal ao capital privado.

O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta segunda-feira (30) que a Petrobras está sendo “esquartejada” para ser posteriormente vendida. Segundo o pedetista, os monopólios têm que ser regulados pelo Estado.

Durante uma palestra na Câmara Municipal de Fortaleza, Ciro mencionou o desenvolvimento de um polo de energia limpa no Pecém, no Ceará, e afirmou que todas as multinacionais estão presentes no complexo, com exceção da Petrobras.

“[A Petrobras] se desfez de todo o parque eólico que tinha. Ela está fazendo o oposto. Estão esquartejando a Petrobras para desmoralizá-la e vendê-la”, criticou Ciro. 

“Nenhum país do mundo que tem autossuficiência em petróleo entregou sua companhia de petróleo ao capital privado, e muito menos ao capital estrangeiro. Só aqui estamos aceitando passivamente esse tipo de crime que mata a capacidade de mandarmos no nosso próprio nariz”, falou o presidenciável.

A CNN procurou a Petrobras para comentar as declarações de Ciro e aguarda retorno.

Ciro ainda disse que “a ideia de privatizar, no Brasil, já pode ser vista”, citando a venda da Refinaria de Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, concretizada no ano passado, na qual a Petrobras repassou sua operação para o grupo Mubadala.

“A Petrobras vendeu a refinaria Landulpho Alves pela metade do preço, e hoje a gasolina mais cara é a da Bahia, porque é monopólio. Monopólio tem que ser regulado pelo governo, isso é da literatura. Se não tem concorrência para garantir que o camarada não vai abusar, senão perde o freguês, [e] no monopólio não tem essa concorrência.”

“Se privatizar, vai ser uma refinaria para cada lugar, cada um fazendo o que lhe der na telha. Fazendo o que a Petrobras está fazendo, definindo o preço não pelo custo, mas pela oportunidade que tem de vender ou comprar o petróleo estrangeiro. [Isso] Mata nossa grande vantagem comparativa de ser um país que tem sobra de petróleo”, complementou Ciro.

Da Redação

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.