Últimas Notícias

Viagem de Lula à Paraíba causa clima com PSB local – Por Caio Spechoto


 A Inácio Lula do Planalto (PT) à Paraíba, em 4 de agosto, marcada para desgaste, está marcada para desgaste entre o petista e setores do PSB.

O motivo é uma disputa de poder local. Lula apoia Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para o governo do Estado. O atual governador, João Azevêdo , porém, vai tentar reeleição e é do PSB.

Líderes locais do partido dizem que foram preteridos mesmo na aliança nacional do ex-presidente, enquanto o partido de Veneziano não deve estar na coligação do petista. O vice de Lula, Geraldo Alckmin , é do PSB.

“Vamos estar no dia29 com o Lula [na] adesão do PSB , em Brasília . No dia 4, o Lula vem para cá ea gente não pode participar” , disse o presidente do diretório Paraibano do PSB, Gervásio Maia .

“É uma atitude que causa um terrível mal-estar. Em favor de um partido de direita, de alguém que cassou a Dilma ” , declarou o dirigente partidário.

Ele afirma que pode ser encontrado um outro jeito de lidar com a escolha do ex-presidente por Veneziano. “Não há necessidade de Lula tratar dessa forma” , declarou.

“É um ato público da candidatura do Veneziano e do Ricardo Coutinho (PT) ao Senado, é a coligação que a gente está fazendo parte aqui na Paraíba” , declarado o presidente do diretório Paraibano do PT, Jackson Macêdo.

“Aqui nós somos acessíveis. O PT é próximo do PSB” , disse ele.

O apoio de Lula e do PT a Veneziano faz parte de um movimento mais amplo do ex-presidente. Ele tem alianças fechadas com emedebistas do Norte e do Nordeste para ampliar sua base.

A articulação inclui nomes como Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Eunício Oliveira (MDB-CE) e Helder Barbalho (MDB-PA).

Esse grupo tem feito pressão contra Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata do partido à Presidência da República. Caso ela saia do páreo, o que é pouco provável, aumenta as chances de Lula liquidar a eleição no 1º turno.

O ex-presidente tem feito uma série de viagens para divulgar sua pré-candidatura. O movimento começou depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) devolveu seus direitos políticos, em abril de 2021.

A Paraíba é o único Estado do Nordeste, região onde tem maior apoio popular, que Lula ainda não visitou nesse período. Um dos motivos é a tensão com o PSB local. Agora, o entorno do ex-presidente avalia que já não há mais o que fazer para apaziguar a situação.

A última pesquisa PoderData , divulgada em 20 de julho de 2022 , mostra Lula na liderança com 43% das intenções de voto para o 1º turno. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem 37%. A simulação de 2º turno aponta Lula com 51% e Bolsonaro estacionado com 38%.

Da Redação

Com PODER 360

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.