Últimas Notícias

Após indeferimento, Gleisi descarta substituir Coutinho na disputa ao Senado: ‘questão de Justiça’

 


A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) descartou, nesta segunda-feira (12), substituir a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho na disputa pelo Senado. Ele teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na última sexta-feira (09), por estar inelegível.

“Seguimos confiantes. É uma questão de justiça para com o Ricardo Coutinho. Ele tem a preferência da maioria do eleitorado da Paraíba”, disse Gleisi, com exclusividade, ao autor do blog. Com isso, o PT buscará reverter a inelegibilidade do ex-governador através de recursos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Caso optasse pela substituição de Coutinho, hoje seria o último dia para que o partido pudesse apresentar um novo nome na disputa, de acordo com o calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 2022. Só há exceção à regra em caso de falecimento, quando a substituição pode ser efetivada após a data.

O TRE-PB considerou que o ex-governador está inelegível para a disputa eleitoral deste ano, tendo em vista a condenação por abuso de poder político, com viés econômico, praticado nas eleições de 2014.

O que diz a defesa?

A declaração de Gleisi está em consonância com a defesa de Ricardo Coutinho, que por meio de nota informou que vai recorrer da decisão do TRE-PB. De acordo com a defesa do petista, em que pese a decisão do TRE, “julgando procedente a impugnação contra o registro da candidatura de Ricardo Coutinho, deve-se informar que, além de caber recurso para o TSE, incumbirá ainda ao STF dar a palavra final sobre a candidatura de Ricardo Coutinho”, diz a nota.

Com isso, Coutinho deve disputar “sub-judice” a cadeira no Senado, até uma decisão do TSE. Se o indeferimento for mantido, ele ainda poderá recorrer ao STF.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Agenda Política

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.