Últimas Notícias

Especialista fala sobre diagnóstico e tratamentos de lesões não cariosas

 


Especialista explica como o diagnóstico das doenças é feito.

Visitar regularmente o dentista é sempre recomendado. Mas se aparecer algo anormal, não se deve esperar para fazer uma consulta com esse profissional. Algo que às vezes parece ser inofensivo para nós, na verdade, pode ser uma lesão não cariosa.

Elas podem aparecer em um ou mais dentes, acometendo principalmente as faces cervicais. E para saber se tem alguma, é preciso de um diagnóstico odontológico. “O diagnóstico correto através da anamnese e inspeção visual são meios eficazes para prevenir novas lesões, pela eliminação da causa, interrupção das lesões e escolha de tratamento mais adequado para cada paciente”, conta a cirurgiã-dentista e professora mestra Roberta Trinta, do curso de Odontologia do Unipê.

As lesões não cariosas são divididas em abrasão, erosão e abfração, podendo se manifestar em qualquer idade, mas sua quantidade e gravidade tendem a aumentar com a idade. Por exemplo, a erosão pode ocorrer fisiologicamente ao longo da vida devido a produtos químicos que decompõem a estrutura do dente de forma gradual.

“Portanto merece maior atenção a erosão em crianças e adolescentes, devido a progressão rápida, inclusive sendo classificada nesta fase da vida como patológica e tendo como causa principal o consumo excessivo de bebidas ácidas como sucos de frutas cítricas, refrigerantes, energéticos e isotônicos”, diz Roberta.

Segundo a professora, o tratamento das lesões não cariosas depende do tipo, do número, da presença ou não de dor, localização, gravidade e da idade do paciente. Em caso de erosão em crianças e adolescentes, por exemplo, recomenda-se a redução da frequência de alimentos e bebidas erosivos, uso de canudos para evitar contato direto do ácido com os dentes, além de comer alimentos ricos em cálcio e usar cremes dentais de baixa abrasividade.

“Em geral, o tratamento vai desde a eliminação da causa, orientações de higienização bucal, dieta, associação de vernizes fluoretados com o uso do laser de baixa potência, restaurações adesivas com Cimento Ionômero de Vidro ou Resinas Compostas, placas e ou ortodontia. Lembrando que a prevenção estará sempre associada com o tratamento implementado de acordo com o diagnóstico e este pode depender da associação de mais de uma escolha terapêutica”, finaliza a docente.

Pensando em atuar na área de odontologia?

O Unipê busca formar cirurgiões-dentistas com escopo generalista, humanista, crítico e reflexivo, que atuem em todos os níveis de atenção à saúde. Saiba mais aqui!

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.