Últimas Notícias

Festival de Queijo em Soledade tem roteiro do queijo, pratos inusitados e cordéis temáticos

 


A IIª edição do Festival de Queijo, em Soledade, já começou e no primeiro dia contou com exposição do processo de fabricação do queijo e da produção de leite, apresentação dos animais que integram a cadeia produtiva e degustação de muitos pratos temáticos, que celebram a cultura do queijo do município. A programação segue neste sábado (24), com o concurso da ‘Gula do Queijo’ e ainda o primeiro Encontro Nordestino de Repentistas de Soledade.

Acontecendo pela segunda vez, o Festival consagra o município como a Capital do Queijo na Paraíba e consolida o ‘roteiro do queijo’, construído pela Prefeitura e apresentado a quem vai conhecer a programação. Em 2021, Soledade recebeu visitantes de todo o estado e ganhou repercussão nacional devido ao evento, que enfatiza uma das potencialidades da região. A cidade do Cariri é ponto de parada de quem viaja pelo interior do estado e abriga diversos estabelecimentos que vendem os itens à base de leite, também feito por produtores locais.

O primeiro dia de evento contou com um fampress de jornalistas e influenciadores, organizado pela PBTur. Os participantes foram até a Fazenda Pendência, onde acontece o manejo do rebanho de caprinos, animais que produzem leite para a produção de queijo. O local também foi cenário da gravação da minissérie ‘Onde Nascem Os Fortes’, da Rede Globo, e atua ainda na pesquisa científica para melhorar os rebanhos.

O roteiro do queijo passou ainda pelos restaurantes e estabelecimentos que participam do festival e prepararam um cardápio especial com receitas à base de queijo e leite. As opções incluíam o ‘Tostex Soledade’, um pão especial na manteiga com fatia de queijo de manteiga, tomate cereja confitado e folhas de alface; a ‘pamonha caprichada’, que é servida com queijo coalho, nata e mel; a panqueca de queijo e o hambúrguer artesanal com blend especial e cobertura de queijo coalho. Entre as sobremesas, chamou a atenção o tradicional Romeu e Julieta, feito com mousse de queijo e geleia de goiaba.

Prefeito do município, Geraldo Moura Ramos destaca que, desde o ano passado, o Festival tem apresentado Soledade a outras cidades paraibanas e fortalecido a cultura do queijo e o reconhecimento do trabalho desenvolvido na cidade, por produtores, artesãos, autônomos e comerciantes na produção e venda dos laticínios. “É extremamente gratificante que as pessoas conheçam nossa terra e vejam esse esforço que envolve tantos setores. Isso nos consolida como capital paraibana do queijo, reforça nossa vocação e nos encoraja para continuar apresentando nossas potencialidades”, pontuou.

Cordéis temáticos

Estudantes da rede municipal de ensino prepararam cordéis voltados para a produção de queijo no município. Os textos foram entregues aos visitantes, que tiveram uma experiência de imersão na cultura da cidade.

O Festival vai até este domingo (25). A programação conta com atrações culturais, feira de queijos, Mostra Soledade de Artesanatos, Concurso Rei e Rainha do Queijo, Concurso ‘Gula do Queijo’, Festival Gastronômico de Queijo, oficinas gastronômicas de queijo, Iº Encontro Nordestino de Repentistas de Soledade e expofeira de caprinos e ovinos.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.