Últimas Notícias

Número de doações de órgãos na Paraíba cresce em relação a 2021, mas mais de 400 pessoas ainda aguardam transplante


 Na semana Nacional de Doação de Órgãos, um dado animador. O número de doações de órgãos na Paraíba cresceu cerca de 50% em 2022 em relação ao mesmo período de 2021, conforme levantamento feito pelo Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes da Paraíba,

Apesar do avanço, a realidade paraibana ainda não é considerada a ideal: a fila de pessoas que esperam por um transplante tem mais de 400 pacientes no aguardo. De acordo com os dados, a Paraíba já registrou de janeiro até setembro de 2022 a realização de 229 transplantes de órgãos ou tecidos. Ao todo foram 27 doadores efetivos, contra 18 contabilizados no mesmo período do ano passado.

O que também aumentou foram os transplantes de córneas realizados. Enquanto em 2021, nos nove primeiros meses do ano, foram feitos 167 transplantes, este ano já são 186.
As cirurgias renais deram um salto de 91%, saindo de 12 transplantes feitos até setembro de 2021 para 23, em 2022. Além disso, há aumento também nos números de transplantes de fígado, que até então já somam 15 cirurgias. No ano passado, o período comparado registrava nove procedimentos. Em relação aos transplantes de coração, este ano foram realizadas duas cirurgias.

Apesar do aumento do número de transplantes em comparação com o ano anterior, ainda há uma longa fila de espera para as pessoas receberem órgãos que necessitam. Ainda segundo dados da Saúde na Paraíba, 447 indivíduos aguardam por algum tipo de transplante no estado.
Separando por órgãos, 248 pessoas aguardam recebimento de córneas, duas aguardam corações, 15 fígado e 182 rim.

Dados levantados pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), no recorte de 2021, ajudam também a montar um cenário e notar a diferença do número de pacientes que necessitavam de algum transplante e quantos de fato foram concretizados no estado.

Segundo a instituição, em 2021, 364 pessoas aguardavam o transplante de córnea, ao passo que 253 foram feitas. Em relação ao rim, 242 aguardavam a doação e apenas 16 foram contemplados.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal O Farol

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.