Últimas Notícias

Paraná Pesquisas: Lula amplia a vantagem e agora tem 42,7%, Bolsonaro aparece com 36,4%


 Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022 divulgado nesta terça-feira (27) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42,7% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 36,4%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

Em relação ao último levantamento do instituto, divulgado no dia 20 de setembro, o petista subiu 2,6 pontos percentuais. Já Bolsonaro manteve a mesma pontuação. Dessa maneira, Lula deixou o cenário de empate técnico com o atual presidente, considerando a margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais

Na sequência, aparecem o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 5,6%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 5,0%.

Soraya Thronicke (União Brasil) tem 0,8%. Felipe D’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Vera Lúcia (PSTU) registram 0,1% cada. José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou responderam “nenhum” somam 4,6%. A proporção dos que afirmaram não saber ou que preferiram não responder é de 4,6%.

Foram entrevistadas 2.020 pessoas face a face entre 22 de setembro e 5 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança.

A pesquisa, financiada pelo próprio instituto, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03928/2022 .

Primeiro turno
Intenção de voto estimulada para presidente:

Lula (PT) – 42,7%
Bolsonaro (PL) – 36,4%
Ciro Gomes (PDT) – 5,6%
Simone Tebet (MDB) – 5,0%
Soraya Thronicke (União Brasil) – 0,8%
Felipe D’Avila (Novo) – 0,1%
Leonardo Péricles (UP) – 0,1%
Padre Kelmon (PTB) – 0,1%
Vera Lúcia (PSTU) – 0,1%
José Maria Eymael (DC) – 0,0%
Sofia Manzano (PCB) – 0,0%
Branco/Nulo/Nenhum – 4,6%
Não sabem ou não responderam – 4,6%

Também foi testado um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente aparece com 48,0%, e o atual, com 40,4%. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou nenhum somam 7,9%. A proporção dos que dizem não saber ou que não responderam é de 3,7%.

Segundo turno
Lula (PT) – 48,0%
Bolsonaro (PL) – 40,4%
Branco/Nulo/Nenhum – 7,9%
Não sabem ou não responderam – 3,7%

Da Redação

Do Portal Umarí

Com CNN

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.