Últimas Notícias

Após ir ao 2º turno, Bolsonaro diz que ‘as mudanças que alguns querem vão ser para pior’

 


Na primeira declaração após o resultado das eleições deste domingo, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que vai disputar o segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou ver um sentimento de mudança no país, mas que “mudanças podem vir para pior”.

— Eu entendo que tem muito voto que foi pela condição do povo brasileiro, que sentiu o aumento dos produtos. Em especial, da cesta básica. Entendo que há uma vontade de mudar por parte da população, mas tem certas mudanças que podem vir para pior — disse.

O presidente disse também que está aberto para conversar com os candidatos que não foram para o segundo turno, quando perguntado sobre um possível diálogo como Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

— As portas estão abertas para conversar — afirmou. — Acho que os eleitores deles (Simone e Ciro) são muito mais simpáticos a mim do que ao outro lado.

Bolsonaro creditou o resultado das urnas ao impacto da inflação na popularidade do governo. O presidente disse que ainda vai discutir eventuais alianças para a segunda parte da disputa eleitoral.

— Temos muita coisa a apresentar. Melhor agora com tempo igual entre concorrentes. E também deve ter debate e sabatina. A gente vai continuar participando.

A confirmação de que haverá segundo turno foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 21h25, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, Lula tinha 47,85% dos votos válidos, e Bolsonaro 43,7% .

— Temos um segundo turno pela frente onde tudo passa a ser igual, o tempo (de propaganda) para cada lado passa a ser igual. E vamos agora mostrar melhor para a população brasileira, em especial a classe mais afetada, que é consequência da política do “fica em casa, a economia a gente vê depois”, de uma guerra lá fora, de uma crise ideológica também — disse Bolsonaro.

Bolsonaro disse que vai tentar recuperar votos em Minas Gerais e São Paulo.

— Levando-se em conta ao resultado de 2018, primeiro turno, nós tivemos uma votação melhor. Caímos em Minas, Rio e São Paulo. É essa votação perdida que vamos buscar recuperar nesses três estados que são os maiores colégios eleitorais do Brasil — disse.

Bolsonaro afirma que no segundo turno seguirá mostrando os resultados da econômica e a ação do governo na pandemia da covid-19.

— O Brasil comprou 500 milhões de doses de vacina para quem se sentiu no dever de se vacinar. Então só temos resultados positivos e como será um primeiro para segundo turno bastante elástico, com quatro semanas e não três como geralmente acontecia, dá para explicar bem para a população o que aconteceu.

Resultado das urnas

Bolsonaro também foi questionado sobre a confiabilidade do resultado das urnas eletrônicas. Ele pautou boa parte da sua campanha à reeleição em suspeitas infundadas contra o sistema de votação, apesar do alerta do seu time de campanha de que o discurso afastaria eleitores de fora da bolha bolsonarista.

Bolsonaro não respondeu diretamente se confia no resultado. Durante a campanha, ele chegou a dizer que se não vencesse no primeiro turno com 60% dos votos seria por “problemas” no TSE, sem especificar quais e nem apresentar provas.

— Vou aguardar o parecer das Forças Armadas que ficaram presente na sala-cofre. Repito: elas foram convidadas a participar da comissão de transparência eletrônica. Isso fica a carga do ministro da Defesa tratar desse assunto — afirmou.

Desde a sua implementação no Brasil, em 1996, não há registro de fraudes ou interferências nos resultados eleitorais. Bolsonaro, no entanto, usou por meses os questionamentos enviados pelas Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral no âmbito da atuação na Comissão de Transparência das Eleições (CTE) para afirmar que o sistema não era transparente e que a Corte não aceitava as sugestões feitas pelos técnicos do Exército para mantê-lo sob suspeitas. As recomendações, no entanto, foram respondidas pela Corte.

Segundo turno

Bolsonaro disse que há a possibilidade de conversar com o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre apoios no segundo turno.

— Já existe a possibilidade bastante avançada de conversar com o governador Zema. No Rio de Janeiro, é do nosso partido. Não vi ao certo, mas o PL fez uma bancada de cento e poucos, 101 deputados, fizemos também alguns senadores. Todos esse pessoal será convidado a conversar conosco para se empenhar durante a campanha. É natural os candidatos se preocuparam mais com a campanha deles do que com a presidencial. Agora a campanha é a nossa. Entendo que isso vai ajudar a gente conseguir os votos suficientes para ganhar as eleições — disse Bolsonaro.

Os números do desempenho do PL e dos demais partidos ainda não foram confirmados pelo TSE.

Bolsonaro voltou a tacar o TSE e dizer que o tribunal tem um candidato.

— Esse preciosismo do TSE, está mais do que na cara que é uma perseguição. Eles tomaram partido. Eles tem candidato a presidente. Ou pelo menos tem um que não querem, que sou eu — disse.

Bolsonaro criticou especificamente o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, lembrando que foi convidado para a posse dele na presidência da Corte Eleitoral, mas que na ocasião o ministro fez um discurso forte em defesa das urnas eletrônicas.

— Qual gesto que ele fez de aproximação? Ele foi me convidar para a posse. Eu fui para a posse dele. Ele faz um discurso pesado. Eu acho que, se eu não me dou bem contigo, não tenho que te convidar para um evento meu.

O presidente também revelou que, na época, presenteou Moraes com uma faca.

— Até dei uma camisa do Corinthians para ele. E mais do que uma camisa do Corinthians, vou adiantar para vocês. Dei uma faca lá, (escrito) “Bolsonaro”, perfurada para ele. Ele ficou meio apavorado. (Eu falei) “Não, fica tranquilo”. Eu tenho umas 200 facas para dar de presente.

Questionado se, em um eventual segundo mandato, tentará aumentar o número de vagas no Supremo Tribunal Federal (STF), disse que esse é um assunto “para depois.”

— Isso é para depois, né? Depois da eleição a gente vê se aumenta ministérios. Não vou falar de propostas para o futuro, porque tudo isso passa por uma possível reeleição. Eu chegando, logo ano que vem, eu tenho mais duas vagas. Com quatro no Supremo você começa a fazer valer dentro do Supremo as nossas propostas. Se bem que eu sei que o Supremo não deveria ser um órgão político, mas infelizmente é um órgão político.

Bolsonaro ainda disse que vai a debates e sabatinas durante o segundo turno. O presidente diz que passa a segunda-feira em Brasília e a partir de terça deve recomeçar a rotina de viagens. Ele disse que já tem uma reunião marcada em Minas Gerais, onde espera ter o apoio de Zema. O presidente citou ainda o fato de a eleição na Bahia ter sido levado para o segundo turno, embora ACM Neto (União Brasil) liderasse até ganhar destaque o fato de ele ter se declarado pardo.

 

Da Redação

Do Portal Umarí

Com O Globo Online

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.