Últimas Notícias

Paraíba registra 925 novos casos de dengue, zika e chikungunya em setembro; acumulado do ano chega a 45,9 mil

 


Boletim epidemiológico destaca que 156 municípios apresentam taxa de incidência acima de 300, o que indica risco de epidemia e surto para certos locais.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa segunda-feira (3), o 10º boletim epidemiológico das arboviroses. De acordo com o documento, de janeiro até 28 de setembro deste ano foram registrados 45.926 casos prováveis de dengue, zika e chikungunya na Paraíba. Desse total, 27.005 foram registrados para dengue, 18.267 foram referentes à chikungunya e 980 para zika.

Quando comparado ao boletim anterior, percebe-se um aumento de 925 novos registros no mês de setembro. O relatório também aponta uma discreta queda de 73 casos prováveis de zika.

“Quando sai essa liberação dos resultados em aberto, alguns casos foram descartados e, por isso, saem da contagem de casos prováveis para o agravo. O que está acontecendo é que os municípios estão fazendo as notificações de forma adequada, por isso observamos essa queda. Antes aquele dado estava em aberto e agora ele é descartado”, pontua a técnica em arborviroses da SES, Carla Jaciara.

O boletim epidemiológico destaca que 156 municípios apresentam taxa de incidência acima de 300, o que indica risco de epidemia e surto para certos locais. As Regiões de Saúde com maior incidência de casos prováveis continuam sendo a 2ª, 4ª e 13ª. Dentre os 223 municípios, seis estão sem casos prováveis, sendo eles: Capim, Coxixola, Desterro, Nazarezinho, Santa Inês e Vieirópolis.

Mortes

A Paraíba registrou 53 óbitos suspeito de arboviroses. Destes, 13 estão em investigação, distribuídos em 11 municípios: Alagoa Nova (01), Cabedelo (01), Campina Grande (02), Guarabira (02), Itatuba (01) João Pessoa (01), Manaíra (01), Patos (01), Piancó (01), Picuí (01) e Uiraúna (01).

Das mortes confirmadas, sete foram por dengue (nos municípios de Bananeiras, Guarabira, Patos, Santa Rita, Santa Luzia, Serra Branca e Sousa) e 15 por chikungunya (nos municípios de Araçagi, Campina Grande, João Pessoa, Pombal, Queimadas, Santa Luzia, Santa Rita, São José da Lagoa Tapada, Serra da Raiz e Vista Serrana).

Sorologia

O boletim epidemiológico aponta que foram identificados 235 casos confirmados de dengue com sorotipo 2 (DENV-2), distribuídos em 49 municípios, e 60 casos confirmados com DENV-1, distribuídos em 17 municípios.

A técnica em arborviroses da SES alerta a população para que procure um serviço de saúde quando apresentar qualquer sintoma suspeito de arbovirose, para que seja realizada o RTPCR, para saber qual sorotipo está circulando na PB e para que o tratamento seja feito de forma efetiva. Ela lembra que os focos do mosquito Aedes aegypti, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins, por isso a importância de as famílias não esquecerem que o dever de casa no combate ao mosquito é permanente.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.