Últimas Notícias

MDB indica mais dois nomes para a equipe do governo Lula


 Foram indicados o senador eleito Renan Filho para o Ministério dos Transportes, e Jáder Filho, presidente do partido no Pará, para o Ministério das Cidades.

O presidente eleito Lula fez, nesta quarta-feira (28), mais uma rodada de reuniões para fechar o quadro ministerial. O MDB indicou dois nomes.

Depois de consultar as bancadas do partido na Câmara e no Senado, o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi, levou a Lula as indicações do senador eleito Renan Filho para o Ministério dos Transportes, e Jáder Filho, presidente do partido no Pará, para o Ministério das Cidades.

Na conversa, tudo ficou acertado para o anúncio ser feito nesta quinta-feira (29).

Na terça (27), Lula fechou com a senadora Simone Tebet o Ministério do Planejamento. Ela tem o aval do partido, mas é da cota pessoal de Lula.

Dos 37 futuros ministros, 21 já foram anunciados oficialmente. Outros quatro já estão acertados: os três do MDB e Marina Silva, da Rede, no Meio Ambiente.

Na montagem do quebra-cabeça, as negociações também estão avançadas para os 12 ministérios que faltam.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, aguarda um encontro com Lula desta quarta (28) para quinta (29) para conversar sobre a indicação do nome dele para o Ministério da Previdência.

Três ministérios estão cotados para o PSD, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, três para o União Brasil, um dos maiores partidos do Congresso e que ajudou a aprovar a PEC da Transição.

O PT ainda negocia mais dois ministérios. E o Psol , a indicação para o Ministério dos Povos Originários.

Ministério do Esporte e o Gabinete de Segurança Institucional não serão decisões partidárias.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou, nesta quarta-feira (28), mais dois nomes da equipe econômica: Fernanda Santiago, servidora da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, será assessora especializada da parte jurídica. E Tatiana Rosetto, funcionária de carreira do Itamaraty, vai assumir a Secretaria de Assuntos Internacionais.

Na área da Defesa, o Diário Oficial desta quarta (28) trouxe a nomeação do general Júlio César de Arruda para o comando do Exército. A nomeação assinada pelo presidente Bolsonaro é interina.

A nomeação definitiva do general Arruda será assinada por Lula no dia 1º de janeiro. No mesmo dia, também serão nomeados oficialmente os novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica.

Nesta quarta (28), o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, se reuniu com o próximo comandante da Marinha. De acordo com Múcio, a posse do almirante de esquadra Marcos Olsen foi marcada para o dia 5. A troca de comando na Aeronáutica será no dia 2 de janeiro.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.