Últimas Notícias

Estudantes da PB embarcam para Reino Unido em projeto educacional

 


Na última sexta-feira (13), uma parte destes estudantes se reuniu na Escola Cidadã Integral Técnica Raul Córdola, em João Pessoa, para realizar um pré-embarque com a equipe do projeto.

O Projeto Conexão Mundo 2022 chegou a sua última fase nesta semana com o embarque de 83 alunos da Rede Estadual de Ensino com destino a diversos países da Europa como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Espanha. Na última sexta-feira (13), uma parte destes estudantes se reuniu na Escola Cidadã Integral Técnica Raul Córdola, em João Pessoa, para realizar um pré-embarque com a equipe do projeto. 

O vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro, e o Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, estiveram presentes. Para os pais e estudantes, o momento foi de ansiedade, emoção e de realização de sonhos.

Ana Luiza Fernandes tem 17 anos e é estudante da terceira série do Ensino Médio na ECIT Auricélia Maria da Costa, em Caaporã. Quando começou a participar das fases do projeto Conexão Mundo não imaginava que fosse chegar tão longe. A tão desejada viagem de intercâmbio era apenas um sonho distante, que, naquele momento, começou a se tornar realidade.

“...Quando saiu o resultado da minha aprovação foi uma felicidade imensa. Eu percebi que um sonho que eu sempre tive agora iria se tornar realidade. Estou ansiosa demais porque sei que será uma experiência que vai impactar diretamente na minha carreira e no meu currículo. Aprender uma cultura nova, aprimorar meu inglês, tudo isso será incrível”, revelou a estudante.

Estudante da terceira série do Ensino Médio da ECIT Alice Carneiro, em João Pessoa, Lisieux Rodrigues sempre teve afinidade com o Inglês. As músicas, as séries e filmes sempre estiveram presentes no dia-a-dia da estudante. Mas foi pelo incentivo da professora de Inglês de sua escola que Lisieux decidiu ingressar no Conexão Mundo com o objetivo de potencializar a afinidade com a Língua Inglesa e, quem sabe, cruzar o Oceano Atlântico em busca de novas experiências.

“A primeira pessoa que me motivou a participar foi minha professora de Inglês, Vitória Maria. Eu fiquei muito interessada, mas confesso que no começo nem passava pela minha cabeça que iria viajar, então quando recebi a notícia e fui passando das etapas a alegria foi imensa. Eu espero absorver o máximo de cultura e conhecimento possível, porque cultura é conhecimento. Quero absorver todos os tipos de experiência. Sabemos que estamos indo à passeio, mas o foco lá será estudar. Do mesmo jeito que plantei e colhi frutos com o Conexão Mundo, quero plantar e colher frutos também no Reino Unido”, comentou Lisieux.

Aqui no Brasil, os pais dos estudantes ficam com os corações repletos de ansiedade, mas também de muito orgulho em ver os filhos realizando sonhos, como é o caso de Jaqueline Rodrigues, mãe de Lisieux. “Era um sonho que tínhamos desde que ela entrou no Ensino Médio e que nós decidimos colocar para frente. A ansiedade que nós ficamos aqui é muito grande. Eu já disse que ela aproveitasse o máximo possível, registrasse tudo e guardasse tudo na memória. Somos trabalhadores e sabemos que as coisas seriam mais complicadas se não tivéssemos esse apoio do Governo do Estado. É uma grande oportunidade que com certeza ela vai aproveitar”, disse Jaqueline.

O vice-governador Lucas Ribeiro esteve presente na solenidade de pré-embarque, comentou sobre o Projeto e revelou a ampliação do Conexão Mundo para este ano. “Decidi vir aqui hoje para conversar com eles, para conversar com o secretário Cláudio, conhecer melhor o projeto. Essa experiência muda a realidade das pessoas. Eles viajam, têm novas experiências, têm contato com uma nova cultura, então é muito importante. Eu estava conversando com o secretário sobre os resultados que são apresentados no retorno desses estudantes, e simplesmente muda tudo: a perspectiva de trabalho, a vida profissional, já que são alunos de 17, 18 anos. Então, fico muito feliz. Já é uma decisão do governador João Azevêdo que o programa seja ampliado para que mais estudantes possam ter essas experiências”, destacou.

Outros 317 estudantes ainda embarcaram para intercâmbios em 2023, nas modalidades Primeira Chance, Formação Profissional, Curso de Idiomas e Ensino Médio no Exterior. Para o Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, as mudanças do projeto para este ano permitiram um maior aproveitamento da experiência de intercâmbio por parte dos estudantes.

“O projeto é importante porque, além de ser um programa de Línguas Francas e Intercâmbio, ele foca não só na imersão na língua estrangeira, mas também na empregabilidade e na base técnica, com cursos mais curtos, diferente de antes que visava apenas os estudantes da primeira série do Ensino Médio, já que era um intercâmbio maior, mas hoje temos uma gama de possibilidades, com a oportunidade do aluno se certificar em uma língua franca e ter acesso a uma experiência profissional e técnica”, disse o secretário.

Conexão Mundo – É um projeto educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba que está integrado às políticas públicas, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações.

Em 2021, foram investidos mais de R$ 4,4 milhões para cursos de Línguas Francas para Estudantes, e para o eixo das especializações para professores em universidades internacionais. No ano passado, o investimento foi de cerca de R$ 17,2 milhões para cursos e intercâmbios durante todo o ano em seis países: na Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Espanha e Chile.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.