Últimas Notícias

Lula recebe faixa presidencial das ‘mãos do povo brasileiro’ e se emociona


 O presidente Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de representantes do povo brasileiro e se emocionou após ser empossado no cargo, neste domingo (1). Quem colocou a faixa em Lula foi Aline Sousa, que tem 33 anos e é catadora de recicláveis desde os 14 anos.

Antes, a faixa passou pelas mãos de Ivan Baron, influenciador digital que tem paralisia cerebral;  Francisco, de 10 anos, morador de Itaquera; cacique Raoni Metuktire; Weslley Rodrigues Rocha, de 36 anos, metalúrgico do ABC desde os 18 anos; Murilo de Quadros Jesus, de 28, professor de português e morador de Curitiba; Jucimara Fausto dos Santos, cozinheira de Maringá; e Flávio Pereira, de 50 anos, artesão que esteve na vigília em Curitiba durante a prisão de Lula.

Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

“Agora é hora de voltar a cuidar do Brasil. Gerar empregos, reajustar o salário mínimo acima da inflação, baratear o preço dos alimentos. Criar mais vagas nas universidades, investir na saúde, na educação, ciência e cultura. Retomar obras de infraestrutura e Minha Casa Minha Vida”, afirmou durante discurso no Palácio do Planalto.

Discurso no Congresso Nacional

Em seu discurso após ser empossado como presidente da República, na tarde deste domingo (1), no Congresso Nacional, Lula (PT) afirmou que sua mensagem ao país é esperança e reconstrução. Entre as prioridades da gestão estão o combate à fome e acabar com a fila do INSS.

O petista enalteceu o sistema eleitoral e revelou ser “estarrecedor” o diagnóstico das contas públicas feito pelo governo de transição. “Esvaziaram os recursos da Saúde. Desmontaram a Educação, a Cultura, Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública”, disse o presidente.

Lula afirmou que as primeiras ações do seu governo visarão resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

“Nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução. O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta Nação levantou vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes. É para reerguer este edifício que vamos dirigir todos os nossos esforços.

O presidente ressaltou que irá dialogar com os 27 governadores para definir prioridades para retomada de obras paralisadas, que, segundo ele, são mais de 14 mil no país. Além disso, Lula revelou que irá retomar o programa habitacional Minha Casa Minha Vida e estruturar um novo PAC para gerar empregos.

“Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”, disse.

Presidente Lula ao lado da primeira dama, Janja (Foto: Ricardo Stuckert)

Durante sua fala, Lula afirmou que irá revogar os decretos que facilitaram o acesso a armas de fogo no país. Ele reafirmou que irá revogar também a Emenda Constitucional que instituiu o ‘Teto de Gastos’. O petista já havia durante a campanha que iria revogar o projeto que foi aprovado no governo de Michel Temer.

“Com a força desse povo e as bênçãos de Deus, haveremos de reconstruir esse país”, concluiu.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Mais PB

Com Foto: Agência Senado

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.