Últimas Notícias

TCU fará auditoria para avaliar situação do povo Yanomami e ministro paraibano Vital do Rêgo será relator

 


A Terra Indígena Yanomami, em Roraima, registra nos últimos anos agravamento na saúde dos indígenas, com casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária.

O ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou nesta quarta-feira (25) que o tribunal realize imediatamente uma auditoria de fiscalização para avaliar as causas da vulnerabilidade dos povos indígenas, em especial, do povo Yanomami.

A Terra Indígena Yanomami, em Roraima, registra nos últimos anos agravamento na saúde dos indígenas, com casos graves de crianças e adultos com desnutrição severa, verminose e malária, em meio ao avanço do garimpo ilegal.

A fiscalização será feita em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). Dantas e o ministro-chefe da CGU, Vinícius Carvalho, tiveram uma reunião nesta semana em que acordaram a atuação conjunta.

O relator do processo será o ministro Vital do Rêgo, vice-presidente do TCU. Ele já é o relator de outro processo similar, em que está sendo feita uma fiscalização para levantar as fragilidades e as oportunidades de aprimoramento à política de combate à extração de ouro ilegal em terras indígenas.

Além da nova fiscalização, o TCU e a CGU também vão atuar conjuntamente para "apoiar o Ministério da Saúde em ações imediatas e eficazes, aptas a superar esse inadmissível cenário vivenciado pelos Yanomami". Mais detalhes sobre essas possíveis ações não foram informados.

Investigação

Também nesta quarta, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar se houve crime de genocídio e omissão de socorro na assistência dada pelo governo federal aos Yanomami.

A investigação foi aberta a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e vai tramitar em Roraima.

O cenário de crise sanitária fez com que o Ministério da Saúde decretasse emergência de saúde pública para combater à desassistência aos indígenas Yanomami.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

Com (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.