Últimas Notícias

Bolsonaro aparece por chamada de vídeo em reunião do PL e descarta Braga Netto na prefeitura do Rio de Janeiro

 


Ex-presidente, sem previsão de retorno dos Estados Unidos, cobrou candidaturas próprias do partido nas principais cidades do país, durante encontro do diretório fluminense.

O ex-presidente Jair Bolsonaro descartou nesta segunda-feira, durante reunião do diretório do PL fluminense, a possibilidade de que o general Walter Braga Netto, seu ex-ministro e ex-candidato a vice, concorra à prefeitura do Rio em 2024. A candidatura de Braga Netto vinha sendo cogitada por setores do PL ligados à direção nacional e à bancada bolsonarista do partido. Bolsonaro, que participou do encontro por chamada de vídeo, defendeu por outro lado que o PL tenha candidaturas próprias nas principais cidades do país no ano que vem.

A reunião desta segunda-feira foi agendada para que Braga Netto, atual secretário nacional de Relações Institucionais do PL, se aproximasse de parlamentares e prefeitos para discutir a preparação da sigla para as eleições municipais de 2024. De acordo com Bolsonaro, caberá ao general a tarefa de organizar a sigla em todo o país, o que inviabiliza sua presença em uma chapa.

O pleito do ex-presidente para que o PL lance candidato no Rio, contudo, vai na contramão das intenções do governador Cláudio Castro (PL), que deseja emplacar um aliado de outro partido, Dr. Luizinho (PP), com o PL de vice na chapa. Nesta segunda-feira, O GLOBO mostrou que Castro prepara uma nova ofensiva para exigir a mudança na direção estadual do PL, atualmente a cargo do deputado Altineu Côrtes (RJ). Altineu, que é próximo ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, se articula também com a ala bolsonarista do partido para rechaçar o movimento do governador.

A reunião do PL fluminense nesta segunda-feira não contou com Castro, que cumpria outras agendas, nem com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que já se colocou nos bastidores como possível candidato à prefeitura do Rio. Já o ex-presidente, que segue nos Estados Unidos, não tem previsão de retorno ao Brasil. Segundo o colunista do GLOBO Lauro Jardim, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro viaja aos EUA no início desta semana para encontrar o marido.

No encontro, integrantes das bancadas estadual e federal do PL defenderam a "união do partido" para ampliar o número de vereadores e prefeitos em 2024. No ano passado, o PL elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 99 integrantes, além de oito senadores entre as 27 vagas disponíveis. Bolsonaro, segundo relatos de participantes da reunião, defendeu a necessidade de azeitar a organização do PL nacionalmente de olho em um novo salto eleitoral.

Braga Netto, selecionado pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, para acompanhar a reestruturação dos diretórios regionais do PL, foi ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro antes de concorrer a vice-presidente em sua chapa, derrotada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Reservadamente, parlamentares do PL vinham cobrando que Braga Netto estabelecesse relação mais próxima com os detentores de mandato. O general era tido, até o ano passado, como alguém pouco confortável no trânsito com a classe política.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.