Últimas Notícias

Sete municípios paraibanos são orientados a fortalecerem vacinação contra febre amarela; saiba quais

 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na manhã da última quinta-feira (9), no auditório do Hemocentro, uma reunião com 19 municípios da 1ª e 14ª regiões do estado, que compõem o denominado primeiro corredor ecológico (Rio Tinto, Marcação, Mataraca, Jacaraú, Cabedelo, João Pessoa, Pitimbu, Conde, Caaporã, entre outros), sobre os pontos que dizem respeito à vigilância de toda parte ambiental, laboratorial e organização de rede sobre a prevenção e vacinação contra a febre amarela.

“Estamos convocando a vigilância epidemiológica, a coordenação de imunização e atenção básica para sensibilizar o fortalecimento da oferta e do esclarecimento da importância da vacina febre amarela junto à população adulta ou infantil”, pontuou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde.

Desde 2020, a vacina da febre amarela foi implantada no calendário de vacinação da Paraíba para crianças menores de 1 ano de idade, ou seja, faz parte do calendário básico de vacinação e é ofertada dentro da rotina de uma sala de vacina. Em 2021, foi ampliada para a população de 5 anos aos 59 anos de idade. As crianças aos 9 meses de idade já devem ser vacinadas com a primeira dose contra a febre amarela e aos 4 anos de idade recebem a dose de reforço, já as pessoas a partir de 5 anos de idade a 59 anos de idade que ainda não foram vacinadas devem tomar uma dose única contra a febre amarela.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, pessoas a partir de 60 anos devem ser avaliadas sobre o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária, decorrentes a comorbidades. Já mulheres grávidas são contraindicadas a tomarem a vacina da febre amarela, portanto não podem receber a vacina. “No ano de 2022, na Paraíba, tivemos uma cobertura vacinal de 50,84% com homogeneidade de 14,08%. Apenas 33 municípios paraibanos atingiram a cobertura vacinal de 95%. Então, essa nossa reunião hoje é para que a gente possa fortalecer e intensificar com os municípios a vacinação contra a febre amarela para melhorar as coberturas vacinais,” alertou.

A SES informa à população que a vacinação contra febre amarela é de livre demanda, ou seja, o acesso à vacina acontece sem a necessidade de agendamento prévio, é só ir até uma sala de vacinação e tomar a vacina.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Secom

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.