Últimas Notícias

João Azevêdo discute com BID investimentos em infraestrutura e modernização hospitalar


 O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (16), em João Pessoa, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ocasião em que discutiu o andamento do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), que investe mais de R$ 280 milhões na infraestrutura hospitalar e na modernização dos serviços de saúde do estado.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou os avanços da saúde pública na Paraíba e evidenciou que as ações em andamento irão fortalecer ainda mais a assistência social em todas as regiões. “O estado já melhorou muito a sua estrutura de saúde e vamos avançar ainda mais. Temos um grande volume de investimentos em diversas áreas e a saúde é uma delas porque aqui fazemos com que o SUS funcione verdadeiramente. Estamos interiorizando a média e a alta complexidade, levamos hemodinâmica para Campina Grande e Patos, ampliamos o número de leitos, implantamos programas como o Coração Paraibano, o Opera Paraíba e nossa missão é prestar um atendimento cada vez mais qualificado, cuidando da nossa população”, falou.

O secretário de Saúde do Estado, Johny Bezerra, afirmou que o principal investimento do BID na Paraíba é na saúde materno-infantil e na modernização da gestão, gerando economia com investimentos importantes em tecnologia. “Podemos citar a modernização do software da gestão hospitalar, de recursos humanos, com regulação de todas as unidades de saúde da Paraíba, que passarão a ficar integradas a partir desse sistema, facilitando o acesso do médico aos prontuários dos pacientes. Além disso, o plano de ação prevê a reforma de cinco hospitais, como o Arlinda Marques, os Hospitais Regionais de Cajazeiras e de Guarabira, que contará com uma maternidade de alto risco, a Marternidade Peregrino Filho, que terá um aumento de 88 leitos, o Hospital Distrital de Itaporanga, que passará a contar com UTI neonatal e materna e o Hospital do Bem, que terá um acelerador linear, dando independência à população do Sertão na assistência oncológica”, pontuou.

A coordenadora do Projeto Amar, Rosa Márcia, explicou que a equipe do BID cumprirá agenda na Paraíba no decorrer desta semana para visitar os hospitais que passarão por melhorias em sua infraestrutura. “O projeto está em vias de lançar três grandes licitações ainda esta semana, com o sistema de gestão hospitalar, reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira, e o acelerador linear do Hospital do Bem, em Patos, que iremos visitar. A equipe do Banco também estará na sede da Secretaria de Estado da Saúde e no Arlinda Marques. Além disso, vamos também construir uma nova Escola de Saúde Pública e reformar o laboratório do Lacen em parceria com o BID”, explicou.

O chefe da equipe do BID, Luís Bascarons, evidenciou que o projeto Amar promoverá um grande avanço no atendimento em saúde dos paraibanos. “Tivemos uma reunião extremamente positiva com o governador e o projeto Amar irá melhorar ainda mais a infraestrutura de saúde e os sistemas de informatização. Depois da pandemia, tivemos uma necessidade de fazer um esforço ainda maior e nosso objetivo é de que ainda este ano possamos agilizar os projetos de infraestrutura”, observou.

A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega; e Francisco Ochoa (especialista do BID) e Maria Eugênia da Matta (consultora de Infraestrutura do BID) acompanharam a reunião.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.