Últimas Notícias

Paraíba terá R$ 11,4 milhões em recursos do Ministério da Saúde para reduzir fila por cirurgias

 


Dados do Ministério da Saúde obtidos pelo jornal mostram que o sistema tem 680 mil cirurgias em 19 estados. A pasta está liberando recursos e a Paraíba foi um dos contemplados.

Reportagem da Folha de São Paulo mostra a saga do Sistema Único de Saúde (SUS) com as filas de espera por cirurgias eletivas em todo o país. Dados do Ministério da Saúde obtidos pelo jornal mostram que o sistema tem 680 mil cirurgias em 19 estados. A pasta está liberando recursos e a Paraíba foi um dos contemplados.

A Paraíba tem 19.313 pessoas na fila de cirurgias eletivas, segundo o levantamento da Folha.

Segundo apurou o ClickPB, o Ministério da Saúde reservou à Paraíba o valor de R$ 11.419.322,90 (11,4 milhões), para 2023. A Folha diz que o estado já teve aprovado o seu plano de ação e já recebeu recursos do Programa Nacional de Redução de Filas.

Vale lembrar que já há alguns anos o Governo do Estado promove o programa Opera Paraíba que realiza cirurgias eletivas em mutirões pelos municípios paraibanos e tem reduzido a fila de espera.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, informou à Folha que a pasta quer dar prioridade às cirurgias oncológicas (câncer) e tem visto a demanda por cirurgias de catarata, abdominal, ortopédica, do trato digestivo e de hérnia.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.