Últimas Notícias

Toffoli dá prazo de 10 dias à Câmara para explicar PEC da Blindagem

 

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a chamada PEC da Blindagem em ação protocolada pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). O prazo para a manifestação ser apresentada é de até 10 dias.

O parlamentar acionou o STF com um mandado de segurança, com pedido de tutela antecipada, para impedir a tramitação da proposta de Emenda à Constituição no Legislativo.

No despacho, Toffoli diz que vai se manifestar sobre o pedido liminar após a manifestação da Câmara. Pedidos de informações em ações no Supremo são praxes em processos em tramitação.

No pedido ao STF, Kataguiri alega que o texto da proposta afronta a Constituição Federal, por estender a prerrogativa de foro para presidentes de partidos políticos que têm representantes no Congresso Nacional e a execução civil contra membros do Congresso Nacional a passar a depender de licença legislativa.

O parlamentar também justifica que o texto aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados não é o mesmo que a Mesa enviou ao Senado Federal.

O pedido tenta impedir que o foro privilegiado seja estendido aos presidentes de partidos, que a exigência de autorização do Supremo para cumprimento de medidas cautelares civis contra congressistas seja aprovada, e que o voto para autorizar a investigação e o processo de membros do Congresso Nacional passe a ser secreto.

O parlamentar também solicita a manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República).



Com CNN

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.