A abertura oficial aconteceu no Mercado Público do município de Queimadas, no Centro, às 8h, com a presença do mascote “Zé Gotinha”.
A campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis (que podem ser evitadas por meio da vacinação), em todo o país. Todas as vacinas previstas no calendário básico da criança e do adolescente estarão disponíveis nas unidades de saúde.
A chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Mayara, lembra que, além da atualização vacinal de rotina, a Paraíba terá dois focos estratégicos: a vacinação contra o Sarampo e o HPV.
“Essa campanha dará um novo impulso à estratégia de resgate de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV, uma ação iniciada no primeiro semestre de 2025 e prorrogada até dezembro. O foco é alcançar aqueles que não receberam a vacina na idade recomendada entre 9 e 14 anos. Outra estratégia que também será fortalecida com a multivacinação é a intensificação da vacinação contra o sarampo, voltada para pessoas de até 59 anos, diante do risco de reintrodução da doença no país, especialmente por conta de surtos em países vizinhos”, explicou.
Quanto à vacina contra o HPV, a meta é imunizar 90%. Até agora, na Paraíba, foram vacinados 63,31% dos meninos e 74,93% das meninas. Já a vacina Tríplice Viral (contra o sarampo), a meta é 95%: a 1ª dose, até agora, está em 89,04% e a 2ª dose, com 74,48%.
Para apoiar os municípios nesse esforço, o Governo da Paraíba, por meio do programa Vacina Mais Paraíba, oferecerá incentivo financeiro às gestões municipais que apresentarem melhora na aplicação de doses da vacina contra o sarampo.
A SES reforça a importância da participação das famílias. É fundamental que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes aos postos de vacinação, portando a caderneta para verificação e atualização das doses necessárias.
Com Parlamento PB






