Lula não detalhou quais autoridades participarão do encontro, mas destacou que a reunião faz parte da continuidade das negociações iniciadas após o breve encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, e uma conversa telefônica entre ambos no último dia 6.
“Sabe, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação, e eu estou dizendo isso para vocês porque a nossa relação, a relação humana, é química”, declarou o presidente, em tom descontraído.
Durante o discurso na ONU, em 23 de setembro, Trump afirmou ter tido uma “química excelente” com Lula durante a conversa em Nova York, destacando que chegou a abraçar o líder brasileiro.
Duas semanas depois, Lula e Trump conversaram por telefone sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A ligação, que durou cerca de 30 minutos, teve “tom amigável” e foi considerada positiva por integrantes do governo e pelo próprio presidente brasileiro.
O evento desta quarta também contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em sua fala, Lula fez críticas ao nível atual do Congresso Nacional, afirmando que o Legislativo “nunca teve qualidade tão baixo nível como agora”.
Com Paraiba.com.br






