Últimas Notícias

Traficante paraibano da cúpula do Comando Vermelho é preso em megaoperação no Rio que deixou 64 mortos

 paraibano Damião Barbosa, de 50 anos, foi preso nesta terça-feira (28) durante a megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A ação deixou 64 mortos e resultou em 81 prisões, segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

De acordo com o delegado Diego Beltrão, Damião é considerado integrante da alta cúpula do Comando Vermelho na Paraíba e mantinha relação direta com o chefe da facção no estado. Ele estava foragido no Rio de Janeiro, e a inteligência da Polícia Civil da Paraíba já havia identificado que o criminoso se escondia em comunidades fluminenses.

Natural de Araçagi, no Brejo paraibano, Damião possuía dois mandados de prisão em aberto. O primeiro, expedido pela Justiça de Sapé (PB), refere-se à condenação por tráfico e associação para o tráfico, com pena de 5 anos e 6 meses de prisão. O segundo, de João Pessoa, inclui também roubo qualificado, com condenação de 30 anos de reclusão, ambos a serem cumpridos em regime fechado.

A operação no Rio de Janeiro — considerada uma das maiores ações policiais do ano — integra a Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo estadual para conter o avanço do Comando Vermelho em comunidades cariocas.

Mais de 2.500 agentes das forças de segurança participaram da ofensiva, que tinha como objetivo o cumprimento de cerca de 100 mandados de prisão. Na chegada das equipes, traficantes reagiram com tiros e incendiaram barricadas. Imagens divulgadas nas redes mostram cerca de 200 disparos em apenas um minuto, em meio a colunas de fumaça.

A Polícia Civil informou ainda que, em retaliação, criminosos lançaram bombas com drones. Outros integrantes da facção fugiram em fila indiana pela parte alta da comunidade, em uma cena que lembrou a fuga em massa de 2010, durante a ocupação do Complexo do Alemão.



Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.