Em 2022 Renato Aragão foi internado às pressas ao sofrer um Acidente Isquêmico Transitório (AIT). Ele foi levado ao Hospital Samaritano Barra da Tijuca após “sentir um leve desconforto”. O AIT ocorre quando uma artéria cerebral se entope ou rompe, interrompendo o fluxo sanguíneo em uma área do cérebro e causando sintomas como perda de força, dificuldade na fala, tontura, alteração de visão, enjoo, perda de equilíbrio, sensibilidade, incontinência urinária e visão dupla. Popularmente chamado de “mini-AVC”, o AIT apresenta os mesmos sintomas de um AVC, mas estes desaparecem espontaneamente em menos de uma hora, assim que o fluxo sanguíneo é restabelecido.
Assim como muitos outros famosos, Renato também enfrentou boatos falsos sobre sua morte. Um desses episódios ocorreu em 2018, quatro anos depois de ter passado por uma angioplastia após sofrer um infarto durante a festa de 15 anos de sua filha caçula, Livían Aragão.
Após rumores falsos sobre sua morte, o ex-parceiro de Dedé, Mussum e Zacarias decidiu se tornar mais ativo na internet, conforme sugerido por sua esposa, Lílian. Ele relatou ao jornal “Extra” que as fake news afirmavam que ele estava infartado ou morto, mas garantiu estar mais vivo do que nunca. Superando o receio de se tornar “escravo” das redes sociais, ele passou a compartilhar memórias dos filmes e programas de TV com seus seguidores, ganhando uma nova audiência.
CARREIRA
Renato Aragão é um ator, comediante e empresário que ficou famoso pelo personagem Didi, criado durante sua carreira na TV Ceará. Ele formou o grupo Os Trapalhões, inicialmente com Dedé Santana e outros humoristas, alcançando grande sucesso ao lado de Mussum e Zacarias na Globo a partir dos anos 1970. Após a morte de Mussum e Zacarias, o programa Os Trapalhões foi encerrado em 1995. Renato continuou com programas infantis e especiais na Globo até 2020, quando deixou a emissora após 44 anos de carreira.
Mas, antes de se tornar o famoso Didi e fazer tanto sucesso, Renato Aragão era um estudante de Direito do Ceará. Aos 26 anos, ele se formou em Direito pela Faculdade do Ceará em 1961. Na mesma época, já havia iniciado sua carreira artística com um curso de realizador na TV Ceará, em Fortaleza.
FAMÍLIA
Renato Aragão foi casado com Marta Rangel de 1957 a 1991, ano em que se casou pela segunda vez, com a atual esposa, Lilian Taranto. Da primeira união, nasceram Paulo (em 1960), Ricardo (em 1962), Renato Jr. (em 1968) e Juliana (em 1977). Ele também é pai da atriz Lívian Aragão, fruto do segundo casamento, nascida em 1998.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Polêmica Paraíba