As duas legendas, donas das maiores fatias do Fundo Eleitoral de 2024 (R$ 887 milhões para o PL e R$ 620 milhões para o PT), vão ser adversárias em 25 das 26 capitais. Os dois partidos serão aliados em apenas uma – São Luís.
Os dados constam das atas das convenções partidárias, eventos que tinham de ser realizados até 5 de agosto, pelos partidos para definir como deveriam se posicionar nas disputas de cada cidade do país.
O PT e o PL terão um quadro bem diferente este ano em relação a 2020. Naquele ano os partidos de Bolsonaro e Lula não conseguiram eleger prefeitos em nenhuma das capitais. O PL que ainda não tinha o então presidente Bolsonaro como integrante venceu as disputas em 345 cidades, 16% a mais que em 2016. Já o PT elegeu 183 prefeitos, uma queda de 28%.
Paraíba – Na Paraíba, o PL e o PT prometem travar uma disputa pela prefeitura de João Pessoa. O candidato bolsonarista é o médico e ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Já o candidato do PT apoiado pelo presidente Lula, é o deputado e ex-prefeito da capital, Luciano Cartaxo.
Em meio às disputas pelo controle político e administrativo de João Pessoa, eles enfrentarão ainda o prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP).
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Severino Lopes
Da Redação
Do Portal Umari
Com PB Agora