O Senado deve analisar, nesta terça-feira (27) ,o projeto de decreto legislativo que facilita a posse e comercialização de armas de fogo e munição no Brasil. A proposta busca anular partes de um decreto assinado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que restringiu a circulação de armas de fogo. Já apreciado pela Câmara dos Deputados, o texto, se aprovado pelos senadores, seguirá para a promulgação.
O texto também autoriza a comercialização de dispositivos atualmente restritos às Forças Armadas ou a pessoas autorizadas pelo Exército Brasileiro, como armas de gás comprimido e de ação por mola.
Atualmente, a aquisição desse tipo de material exige um certificado de registro para atirador desportivo. A proposta busca eliminar essa exigência, facilitando o acesso a esses dispositivos.
O Portal Correio foi saber qual o posicionamento do três senadores sobre o projeto. A senadora Daniela Ribeiro (PSD) afirmou que é contrária à proposta e vê com preocupação o artigo que libera o funcionamento de clubes de tiro a menos de 1 km de instituições de ensino, como escolas e faculdades. O assunto, inclusive, ainda será discutido entre os parlamentares.
Já Veneziano Vital do Rego (MDB) se limitou a dizer que é contrário a proposta. Este ano, Vital já havia criticado a liberação do porte de armas para pessoas que já respondiam por algum tipo de crime. Já André Amaral (União) ainda não se manifestou sobre o assunto.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Portal Correio