Últimas Notícias

Muriçocas desfilam nesta 4ª-feira de fogo e deve contar com 880 policiais

Festa para todos os públicos. É noite de frevo, de reviver as antigas marchinhas de carnaval. É folia. É dia de um dos maiores blocos carnavalescos tomaram as ruas de João Pessoa. O bloco Muriçocas do Miramar , o mais tradiconal bloco carnavalesco de João Pessoa, desfila nesta quarta-feira (11), , como anfitrião do Folia de Rua, completando 29 anos na avenida. Alceu Valença, Lucy Alves e Fuba vão puxar os trios, com o slogan MuriçocAriano, em homenagem dramaturgo e escritor paraibano Ariano Suassuna.




Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba, o bloco promete aquecer o folia de rua da Capital.Vão desfilar na avenida oito trios elétricos, além de grupos de cultura popular como escolas de samba, orquestras de frevo, ala ursas e tribos indígenas. A concentração começa às 19h, na Praça das Muriçocas, no Miramar. O desfile está previsto para começar às 21h e os foliões seguem pela Avenida Epitácio Pessoa para o Busto de Tamandaré.

Na Praça das Muriçocas, foi montado um palco onde o grupo Nação Maracahyba vai animar os foliões durante a concentração.


A concentração começa às 19h, na Praça das Muriçocas, no Miramar, com o show do grupo Nação Maracahyba. A ala dos estandartes, que marca a saída do bloco, está programada para às 21h. Em seguida, Mestre Fuba sai em multidão cantando o clássico hino das Muriçocas, para dar largada ao desfile dos foliões, com destino à praia de Tambaú.


Este ano, a agremiação pretende valorizar e dar ainda mais espaço na avenida aos grupos de cultura popular, como tribos indígenas, orquestras de frevo, ala ursas, grupos de maracatu, escolas de samba, além de artistas que buscam fortalecer a cultura nordestina.

O estândante do bloco este ano vem das mãos do neto de Ariano, Lucas Suassuna Wanderley. Já a arte da camiseta ganhou a assinatura de Flávio Tavares, e está à venda na Praça das Muriçocas ao preço de R$ 25.


A idéia de criação do bloco surgiu em uma festa de aniversário de Thiago Gualberto, no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Foi uma festa com muitas brincadeiras e sorteios onde todas as crianças estavam fantasiadas e o tema era pirata. Ao final da festa as pessoas estavam tão animadas que resolveram sair pelas ruas do bairro fazendo barulho, batendo em latas e panelas.


Nessa época a cidade de João Pessoa ficava vazia devido à falta de carnaval e as pessoas saíam em busca da festa de Momo em Olinda, Recife e Salvador. Só ficavam na cidade as muriçocas que abriam alas para voar. Os fundadores homenagearam as muriçocas do bairro onde moravam, denominando o bloco de Muriçocas do Miramar.

O bloco ganhou as ruas da Capital pela primeira vez em 1987. Eram umas 50 pessoas seguidas por um carro de som e por uma carroça puxada por burro conduzindo a criançada. Os foliões saíram cantando pelas ruas o Hino das Muriçocas, de autoria do compositor Fuba que também criou o termo “Quarta-feira de Fogo” pelo fato do evento acontecer uma semana antes da “Quarta-feira de Cinzas”.

Fonte: PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.