Últimas Notícias

Pelo segundo ano, IFPB realiza procissão do fogaréu em Guarabira



Procissão do Fogaréu 2014, na cena da prisão de Cristo na Catedral Nossa Senhora da Luz. (Foto: Verônica Rufino)


O campus Guarabira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizará nesta terça-feira (31), a Procissão do Fogaréu. Quarenta e cinco alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto participam da montagem e execução da manifestação, sob a orientação da professora de Artes, Líbna Naftali. O evento acontece a partir das 17h30.
A Procissão do Fogaréu é uma manifestação cultural popular, sendo umas das mais belas da cultura popular brasileira, tradicional da cidade de Goiás Velho, antiga capital do Estado de Goiás, onde acontece há quase 300 anos. Suas raízes são espanholas, tendo sido trazida para o Brasil pelo padre espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola.
Ela representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus Cristo na antiga Jerusalém. Os alunos vestidos com túnicas de cetim e capuzes coloridos, levando tochas nas mãos (representando as pessoas chamadas de “farricocos”) sairão pelas ruas da cidade de Guarabira à procura de Cristo, ao som de tambores.
Os alunos se concentrarão no IFPB Campus Guarabira (antigo CAIC) e sairão em marcha pelas ruas do bairro Nordeste, tendo como primeira parada, a frente do Teatro Municipal Geraldo Alverga, que representará o local da Última Ceia, já dispersa. Neste local ocorrerá a primeira encenação. Em seguida, a marcha será retomada em direção à Catedral Nossa Senhora da Luz, que representará o Monte das Oliveiras. No átrio da Catedral, teremos a encenação da prisão de Jesus Cristo.Neste momento,se ouvirá o toque do clarim, anunciando a prisão de Jesus. Os “farricocos” retornarão ao ponto inicial em marcha, ao som de tambores, trazendo Cristo como prisioneiro.
A referida instituição de ensino promoverá este espetáculo, pela segunda vez, com o intuito de ampliar o acesso à arte e às manifestações culturais, possibilitando, assim, ao povo de Guarabira e região uma familiarização, um contato mais direto com nossas tradições culturais populares. Enfim, se objetiva que, sobretudo a comunidade escolar saiba conhecer, reconhecer e preservar os valores culturais através do tempo.

Fonte : Nordete1
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.