Últimas Notícias

Defesa Civil pede a demolição de antigo prédio do Cine Capitólio em Campina Grande



Prevista para acontecer ontem (09), a reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico com a prefeitura de Campina Grande, foi remarcada para o dia 16, na Secretaria de Cultura, ao lado do Terminal de Integração. O objetivo é discutir o projeto de restauração do antigo Cine Capitólio

O prédio histórico está em ruínas e a Defesa Civil já recomendou ao Ministério Público a demolição do antigo cinema da cidade.

A vistoria foi realizada por solicitação da Promotoria do Meio Ambiente em Campina Grande e os órgãos indicam a possibilidade das paredes do estabelecimento caírem. No prédio abandonado no Centro da cidade funcionava o cinema desativado na década de 90.

Segundo a Prefeitura de Campina Grande, um projeto deve transformar o local em centro cultural através de uma parceria entre as secretarias de Obras e de Cultura, com apoio financeiro do Ministério da Cultura. "Estamos em fase de negociação para adequar e aperfeiçoar o projeto", afirmou o secretário de Obras André Agra.

O coordenador da Defesa Civil municipal, Ruiter Sansão, disse que foram realizadas cinco vistorias no local nos últimos dias. Anos atrás o teto do prédio ruiu e agora a situação estaria agravada pela falta de infraestrutura, o que pode levar as paredes a caírem sobre os transeuntes.

"Percebemos que a situação se agravou. O risco de queda existe, mas a imprevisão com relação aos ventos e chuvas causa uma maior preocupação para a Defesa Civil. Qualquer intempérie forte pode derrubar aquelas paredes. Já não tem amarração nenhuma na parte de cima e o nosso olhar profissional é de recomendar a demolição. A gente entende por opinar nesse sentido antes que seja tirada alguma vida", alegou Ruiter Sansão.

De acordo com o secretário André Agra, é necessário que se chegue a um entendimento com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). "O prédio é tombado pelo patrimônio histórico. Temos recursos disponíveis junto ao Ministério da Cultura para um projeto de aproveitar a área em um espaço que deve funcionar com museu, cinema, biblioteca e recursos digitais. Temos que agir rápido e evitar uma situação difícil, o ideal era demolir áreas perigosas até o projeto sair", disse.

O Cine-Theatro Capitólio foi inaugurado em 20 de novembro de 1934, no cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Irineu Joffily. Além da exibição cinematográfica, o Capitólio era o palco dos grandes eventos teatrais, festas sociais, políticas e culturais da época. 


Da Redação
 Com  PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.