O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chegou por volta das 9h à Assembleia Legislativa da Paraíba e conseguiu driblar os manifestantes que o aguardavam em frente à entrada principal da Casa Epitácio Pessoa. O deputado teve acesso ao plenário pela garagem do legislativo. Ao perceberem que o parlamentar já estava no interior do prédio, muitos representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento do Espírito Lilás (MEL) se dirigiram às galerias e de lá gritaram palavras de ordem contra o visitante.
O primeiro a discursar dando as boas vindas a Eduardo Cunha foi o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB). Em seguida, no momento em que o presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB) estava na tribuna, os manifestantes começaram a vaiar e aumentaram o tom das palavras de ordem contra Cunha.
O presidente da Assembleia pediu aos manifestantes que mantivessem o respeito a Eduardo Cunha para que a sessão pudesse transcorrer em normalidade. Já Hugo Motta declarou que os gritos vinham de um grupo que não representava a maioria do povo brasileiro e chamou os integrantes do protesto de "mal educados", gerando ainda mais irritação nas galerias e aplausos no plenário.
Adriano Galdino suspendeu a sessão por cinco minutos e pediu que os deputados Frei Anastácio e Anísio Maia (PT) fossem conversar com as lideranças do protesto, a fim de apaziguar os ânimos e permitir que a sessão da Câmara Itinerante pudesse ser iniciada.
Antes - O primeiro compromisso oficial de Cunha e sua comitiva hoje foi uma visita ao Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer na Paraíba. Lá, o presidente da Câmara dos Deputados defendeu o projeto 4330, que amplia as possibilidades de terceirização no mercado de trabalho, e aprovado esta semana na Câmara. Segundo ele, "80% do texto assegura direitos trabalhistas".
Depois - Ao deixar a Assembleia Legislativa da Paraíba, Cunha seguirá para o Rio Grande do Norte. Confira a agenda:
13h20 – Visita à Liga Norte Riograndense contra o Câncer, entidade que oferece assistência médica especializada, responsável pela implantação da unidade de referência no tratamento do câncer no Rio Grande do Norte.
14h30 – Abertura da sessão de debates do Câmara Itinerante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
17h20 – Coletiva de imprensa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Da Redação
Com Parlamento PB





