Últimas Notícias

Número de casos suspeitos de dengue na Paraíba sobe 119,35%


Comparação é em relação aos primeiros 90 dias de 2014 e 2015. Foram notificados 2.448 casos suspeitos de 1º de janeiro a 28 de março.

O número de casos suspeitos de dengue na Paraíba subiu em 119,35% nos primeiros 90 dias de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Foram 2.448 casos, 1.372 a mais que nos primeiros 90 dias do ano passado, quando foram notificadas 1.116 suspeitas de dengue.
 
Para a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, Izabel Sarmento, esse aumento é resultado de campanhas de mobilização para encontrar possíveis casos. “Tal situação pode estar associada ao alerta da SES [Secretaria de Estado da Saúde] sobre a importância da notificação de casos da doença, bem como as ações do dia D+1, realizado em 7 de fevereiro, quando os municípios fizeram uma mobilização envolvendo a população e profissionais de saúde para esclarecimentos sobre a prevenção e condução clínica adequada da dengue e da chikungunya”, afirmou.

Três mortes foram registradas. Uma na cidade Marcação, outra em Duas Estradas e mais uma em Alhandra. Em Marcação, o resultado da investigação indicou que a morte foi por outras causas. As outras duas mortes estão em investigação e aguardam resultado do laboratório.

Ainda foram registrados cinco casos suspeitos de febre chikungunya. As cidades de Pombal, Alhandra e Campina Grande notificaram um caso cada. Já em Umbuzeiro, foram dois registros. “Todo caso suspeito de febre chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal. Para a notificação, os contatos da SES são: 0800-281-0023, (83) 3218-7331 e (83) 8828-2522”, explicou a gerente executiva da Vigilância Epidemiológica, Renata Nóbrega.

O levantamento ainda informa que, em março de 2015, apenas 207 municípios realizaram o estudo. Estão em situação de risco 66 municípios, 99 em situação de alerta e 42 em situação satisfatória, de acordo com os indicadores do Ministério da Saúde.


Da Redação
 Com Folha do Sertão
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.