Últimas Notícias

Comitê vai combater Aedes aegypti

O combate ao mosquito Aedes aegypti em João Pessoavai ser, a partir de agora, comandado por um comitê operacional que deve contar com a participação de diferentes órgãos e instituições públicas. Conforme foi divulgado neste domingo (27), o Comitê Operacional de Emergência e Saúde Pública, instituído pela Secretaria Municipal de Saúde, vai planejar e coordenar de forma integrada todas as ações de enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, bem como análise da situação epidemiológica dos casos e ordenamento da rede assistencial.

O objetivo é qualificar o fluxo das estratégias que vêm sendo traçadas no combate ao Aedes aegypti. “Esse é um momento crítico e as ações não podem ser feitas de forma isolada. Para este espaço convidamos outras secretarias e serviços da Prefeitura de João Pessoa, representantes de outras instituições, como Exército e Polícia Militar”, destacou Aleuda Cardoso, secretária de Saúde do município.


“Estamos trabalhando de forma contínua e dinâmica, mas precisamos trabalhar de forma integrada e agregadora. Nesse momento é importante a contribuição de todos, especialmente da população”, completou.


O comitê conta com uma ‘Sala de Situação’, situada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, onde serão traçados principais estratégias de políticas públicas de promoção, prevenção, diagnóstico e assistência para o controle do mosquito Aedes aegypti e investigação de casos notificados para microcefalia na capital.


De acordo com capitão Jamerson Abílio de Sousa, representante da Polícia Militar, os policiais irão fazer monitoramento juntamente com a equipe da defesa civil, do exercito e realização de visitas nos locais que existam notificação de vetores. “Vamos atuar também de forma preventiva, com a realização de palestras e com a utilização dos drones para auxiliar a identificação de locais de difícil acesso. É um momento importante para unirmos as forças e juntos ganhar essa batalha”, destacou.


O grupo é composto por subcomissões dos setores de Vigilância em Saúde, Assessoria Jurídica, Assistência Básica, especializada e Hospitalar, Diretoria de Regulação e Rede Laboratorial e Diretoria Financeira e Administrativa.


Há também a articulação interinstitucional onde participam Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa (Comdec), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal.


Centro de Informações

A SMS dispõe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância, instituído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa que atua na Identificação de Emergência em Saúde e elaboração de Planos de Resposta, direcionado para situações de epidemias e desastres que demandem de forma emergencial medidas preventivas, de controle e de contenção de danos à saúde pública, em tempo oportuno, de forma qualificada e cooperativa.


“A elaboração e a resposta às emergências reduzem os impactos na saúde pública e dinamiza as atividades integradas de forma intersetorial e institucional nos diversos campos de gestão do Sistema Único de Saúde, e dessa forma podemos otimizar as ações e o tempo e resposta às situações mais críticas”, destacou Daniel de Araújo Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.