A pequenina e amável cidade de Marí no interior da Paraíba apagará nesta semana mais algumas de tantas velinhas. Marí que têm como sua principal característica a luta de seu povo. Uma terra produtiva, amada e as vezes mal compreendida.
Marí dos Luna e Freire, Marí de Miro do Babau, Marí dos Pontes e Martins, Marí também de Seu Baraúna, Marí também de Ramo Mago do Abacaxi, Marí que é sobretudo uma instituição cultural da Paraíba vista ao olhar de Junior Pintyarte, na voz marcante de China. Marí das antigas plantações, da produção de fumo, milho e feijão. Mas que se eternizou mesmo no abacaxi.
Marí? Qual mariense imaginária ter um Thiago no Flamengo do Rio, um Dudu Paraíba jogando no exterior. Mas bom mesmo é ouvir as histórias do saudoso time do Cruzeiro, que encantou uma geração de esportistas, protagonizada por Bibiu o nosso Zico.
Marí da Rádio Araçá berço de talentos da comunicação, que o diga Célio Alves, Silvano Silva. Rádio das lutas diárias, ao som de Manuel Batista, Marcos Sales e Severino Ramos. Marí que exporta mão de obra para o sul. Marí que exporta inteligência para o mundo.
Marí e seu coração, onde fica o Bar do Nelson de muitas histórias e estórias que o diga o próprio. Coração esse onde fica a nossa matriz abençoando seu povo.
O que dizer das festas populares? Do agora protagonista São João Suassuna, da festa de São Sebastião. O que dizer de um povo que dormi para sonhar e acorda para viver.
Marí e suas instituições; o colégio José Paulo de França, o Augusto dos Anjos. Marí de prédios históricos; Matriz, Estação Ferroviária, Rodoviária e o charme do Coreto. As estátuas dão um toque de bênçãos ao povo; Frei Damião e o Coração de Jesus.
Marí dos sábados agitados do vai e vem na feira popular. Dos domingos à noite, de seus jovens boêmios.
Marí e sua saudade do hospital. Marí dos professores, alunos, agricultores, sindicalistas, policiais, servidores públicos, artistas, enfermeiros, motoqueiros e do cidadão de bem.
Marí como um dos inúmeros de teus filhos, te desejo ainda mais sucesso! Feliz aniversário! Viva ao teu povo!
Da Redação
do Portal Umari
Com Colunista :Aldoberg Silva





