Últimas Notícias

Agevisa/PB alerta para o consumo excessivo de café e energéticos

O consumo excessivo de café ou de bebidas energéticas como alternativa de energia para prolongar o tempo de estudo pode causar graves danos ao organismo humano. O alerta foi dado pela diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), Glaciane Mendes. Segundo ela, o hábito de estudar “estimulado” é muito comum hoje em dia, notadamente entre os concurseiros e os estudantes do ensino regular, especialmente de nível médio e universitário.


“As bebidas energéticas bloqueiam sensações naturais relacionadas ao cansaço e ao sono, que são indispensáveis para reconhecer quando parar nossas atividades e quando é preciso descansar para o nosso corpo não entrar em colapso”, comentou a diretora da Agevisa/PB no programa “Momento Agevisa”, que vai ao ar dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM 1.110 e FM 105.5), entre as 6 e 7 horas da manhã.


Glaciane Mendes disse que, embora apresentadas como revigorantes e estimulantes do rendimento e da concentração, as bebidas energéticas contêm cafeína, taurina, vitaminas, açúcar ou adoçantes, e o consumo destas substâncias, em altas doses, pode causar arritmias cardíacas, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração, diarreia, tremores, pressão arterial elevada e até mesmo problemas cardíacos.


“Já o consumo em excesso da cafeína, por meio do café, pode provocar aumento na frequência cardíaca, alta da pressão arterial, crise hipertensiva, rubor facial, dores de cabeça e dilatação das pupilas. E quando se combina o consumo do café com bebidas energéticas, as consequências podem ser muito piores”, enfatizou.


Alternativas naturais


Tendo em vista os perigos provocados pelos energéticos, Glaciane Mendes lembrou que há alternativas naturais que melhoram o desempenho intelectual e o vigor físico, começando por uma alimentação variada e equilibrada e pelo hábito de dormir entre seis a oito horas por dia, além de realizar atividades físicas regulares.


Há ainda, segundo ela, multivitaminas que contêm ginseng entre os seus componentes e que são alternativas recomendadas para “espantar” a fraqueza, a falta de energia física, a fadiga e o sono excessivo, e que podem ser muito eficazes na otimização do pensamento e da memória e na melhoria do pensamento abstrato, das habilidades para fazer cálculos mentais e dos tempos de reação do processo cognitivo.


“As multivitaminas podem combater a fadiga física e mental, proporcionando reforço da atividade cerebral, aumento da concentração e fortalecimento do sistema imunológico”, comentou a diretora-geral da Agevisa/PB. E acrescentou: “As multivitaminas não são mágicas, podendo ser utilizadas como elemento complementar à nutrição (e nunca como substitutas a uma alimentação adequada e saudável), e é muito importante que se consulte um profissional nutricionista antes de se submeter a mudanças na rotina alimentar e nutricional”.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.