Últimas Notícias

Paraíba registra mais de 2,2 mil casos de sífilis em gestantes


A Paraíba registrou mais de 2,2 mil casos de sífilis em gestantes e 1.382 de sífilis congênita no período de 2011 até a 39ª semana epidemiológica de 2016. Nos dois casos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), observa-se um aumento na taxa de detecção ao longo dos anos, salientando a importância do cuidado constante e da vigilância nos serviços de saúde. No entanto, somente em 2016, o boletim da SES mostra que já foram contabilizados oito óbitos por sífilis em crianças.

Na Paraíba, o aumento do número de notificações de casos de sífilis congênita e sífilis em gestante se deu em virtude do fortalecimento dos serviços de pré-natal, por meio da Rede Cegonha, lançada em 2011 pelo Governo Federal, como estratégia para assegurar à mulher e à criança o direito à atenção humanizada durante o pré-natal, o parto e o pós-parto. A Rede também garante às crianças o direito ao nascimento seguro e crescimento saudável.


Na Paraíba, entre os 2.230 casos confirmados de sífilis em gestante, a taxa de detecção aumentou, passando de 5,2 em 2011 para 7,2 em 2015. Em 2016, foram notificados 291 casos, ou seja, 7,8 por 1 mil nascidos vivos. Os municípios com maiores números de casos notificados no ano de 2014 foram João Pessoa e Campina Grande, em média de 50 a 62 casos por município, seguido de Cabedelo, com 30 a 50 casos, e Cajazeiras, Santa Rita e Bayeux, com 10 a 30 casos por município.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.