Últimas Notícias

Câncer de mama já matou cinco homens até o final de outubro

O mês de novembro destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, através da campanha Novembro Azul, mas também promove a saúde do homem de um modo geral. Pouca gente sabe, mas os homens também podem sofrer de câncer de mama. Cerca de 1% dos casos dessa neoplasia ocorre no sexo masculino. Este ano, até o final de outubro, cinco homens já morreram por causa da doença na Paraíba. No ano passado foram dois, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-PB).

A falta de informação é o maior problema no combate à doença, já que mesmo quando apresentam sintomas, dificilmente os homens pensam que podem se tratar desse problema. “Tive um caso de um paciente que apresentou uma ferida no peito. Ficaram tratando como uma alergia”, contou a mastologista Jeane Sandra Nogueira. Com a demora no diagnóstico, quando a doença foi descoberta já havia uma metástase óssea, e o paciente acabou falecendo algum tempo depois.

A médica destacou que os homens não realizam exames de rastreamento como as mulheres, que fazem mamografia e ultrassonografia das mamas regularmente. Por outro lado, como o tecido mamário masculino é muito reduzido, é mais fácil perceber ao toque qualquer alteração. Assim que perceber qualquer tipo de nódulo nessa região, deve-se procurar um mastologista que vai indicar a mamografia e ultrassonografia para fazer o diagnóstico.


Da Redação 
Com dados da SES
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.