Últimas Notícias

Prefeito de Guarabira assina contrato para construção de aterro sanitário

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, assinou na tarde desta segunda-feira (19), no auditório do INSS, o contrato para a construção do aterro sanitário que dará fim aos lixões e trará benefícios tanto para Guarabira quanto para 25 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CONSIRES), que tem Zenóbio como presidente.
 
A solenidade contou com as presenças de gestores e representantes dos municípios que compõem o CONSIRES, a exemplo dos prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras), Jeová José (Alagoinha), Joyce Renally (Duas Estradas), Adailma Fernandes (Serra da Raiz), Mônica Cristina (Pilõezinhos) e da empresa responsável pela construção do aterro, a ECOSOLO.
 
Renato Rocha, arquiteto da ECOSOLO, parabenizou o CONSIRES por mais esta importante etapa concluída, uma vez que é o primeiro consórcio do estado a pôr em prática a construção do aterro sanitário, dando uma destinação final à decomposição dos resíduos sólidos que não gere um impacto ambiental causado pelos antigos lixões, cumprindo assim todas as normas exigidas pelo PNRS.
 
Ao falar sobre o plano que compõe a gestão integrada dos resíduos, o engenheiro José Dantas de Lima, da ECOSAM, apresentou, entre outros temas, a realização de um diagnóstico apontando os principais problemas relativos a situação atual dos resíduos sólidos em cada um dos municípios integrantes do CONSIRES o estudo de prospecção e cenário que possam oferecer um melhor planejamento para melhoria da qualidade na prestação dos serviços.
 
Esse é mais um importante passo para que os lixões sejam definitivamente extintos, pois o aterro sanitário é o único método de disposição final de lixo. A implantação de aterros sanitários só traz benefícios para a sociedade, pois acaba com a agressão ao meio ambiente, evita o risco de poluição de mananciais ou de lençóis freáticos, impede a proliferação de vetores como moscas, baratas e ratos, além de possibilitar a utilização dos gases gerados pela decomposição da matéria orgânica como fonte de energia.
 

Da Redação
Com Parlamento PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.