Últimas Notícias

Vampiro da Tuiuti desfila sem faixa presidencial na fantasia

Historiador que representou 'vampiro neo-liberalista' participou do Desfile das Campeãs, na Sapucaí, neste domingo (18). Escola foi vice-campeã do carnaval carioca.
Protagonista de um dos momentos mais comentados do carnaval carioca, o personagem ‘vampiro neo-liberalista’, da vice-campeã Tuiuti, voltou à Sapucaí para o Desfile das Campeãs neste domingo (18) sem a faixa presidencial na fantasia.
Questionado pelo G1 sobre o uso do adereço pouco antes de entrar no sambódromo, o professor de história Léo Morais, que encarnou o personagem, primeiro disse que não sabia se seria autorizado pela escola a usar a faixa presidencial novamente. “Não sei se vou usar porque a escola é uma instituição. Se eles me autorizarem, eu uso de boa. É um vampiro com faixa presidencial que simboliza um sistema que assola o povo”, explicou.
Depois, no entanto, disse que não desfilaria com a fantasia completa porque teria perdido a faixa no fim da apresentação do último domingo (11). “Eu perdi a faixa no último desfile. Foi emoção”, justificou. A assessoria da escola informou que depois do desfile oficial Morais jogou a faixa dentro do caminhão e ela desapareceu.
Morais não admitiu abertamente que o vampiro é o presidente Michel Temer. “A gente está tentando o tempo inteiro desvincular de partido politico. O próprio vampiro é um vampiro que tem uma faixa presidencial, mas ele representa um sistema”, disse.
Leo Morais, sobre repercussão do desfile da Tuiuti: 'assustador' (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
Leo Morais, sobre repercussão do desfile da Tuiuti: ‘assustador’ (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
‘Assustador’
Momentos após o desfile da Tuiuti no último domingo, Morais viu sua imagem aparecer por todos os lados. Questionado pelo G1 sobre a repercussão que teve o personagem para o desfile da escola, ele brincou: “É assustador”.
“É muito bacana a gente fazer uma coisa que as pessoas reconhecem. Elas olharam, algumas se identificaram positivamente, algumas negativamente. É bacana, mas é assustador também. Tive o Facebook invadido, repercussão na imprensa internacional”, disse Léo ao G1 antes do desfile das campeãs.
Antes do desfile no último domingo, Léo já havia conversado com o G1sobre a representatividade do personagem. “Sou professor de história e o protesto tem tudo a ver comigo. Esse protesto é a minha cara. Eu acho que é uma retomada dos enredos críticos. A gente está num momento que tem que gritar mesmo”, afirma.
Leo Morais, o vampiro neo-liberalista da Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
Leo Morais, o vampiro neo-liberalista da Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
O professor de história também comemorou a conquista do vice-campeonato para a escola e disse ter ficado surpreso com o resultado.
“Foi maravilhoso! Nem nos melhores sonhos a gente imaginava isso. Foi um conjunto de coisas que aconteceram. O público recebeu muito bem, a escola desfilou muito bem”, disse ele.
Fantasia do 'Vampiro neoliberalista' durante o desfile da Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1)
Fantasia do ‘Vampiro neoliberalista’ durante o desfile da Paraíso do Tuiuti (Foto: Marcos Serra Lima/G1
Críticas na Avenida
Com o enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”, a Paraíso do Tuiuti, do carnavalesco Jack Vasconcelos, levou à Sapucaí críticas à reforma trabalhista em seu desfile na madrugada de segunda (12).
No último carro, batizado de “Neo tumbeiro”, o destaque no alto foi um “presidente vampiro” do neoliberalismo, representado pelo professor de história Léo Morais. Assistente do carnavalesco, ele não admite abertamente que o vampiro representava Michel Temer, mas afirmou que é a favor dos protestos contra o presidente.
Outra crítica do carnavalesco foi colocar na avenida uma ala com fantasias de “manifestantes fantoches”, ironizando os que foram às ruas vestindo camisas do Brasil pedindo impeachment.

Da Redação
Com Wscom Online
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.