Últimas Notícias

Semana Santa começa neste domingo; confira programação religiosa na PB

Missas, mutirão de confissões e vigílias vão ser realizados em João Pessoa e Campina Grande.

Missas, mutirão de confissões e vigílias vão ser realizados em João Pessoa e Campina Grande.

Dom Manoel Delson celebra missa do Domingo de Ramos às 6h, na Catedral de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa (Foto: Tiago Bernardino/Jornal da Paraíba)
programação da Semana Santa deste ano, em João Pessoa e Campina Grande, começa neste domingo (25). A Missa do Domingo de Ramos abre a programação que se encerra no domingo (1), com a Missa de Páscoa. Celebrações, vigílias, procissões e mutirões de confissão serão realizados em várias Paróquias, mas as atividades nas cidades se concentram na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

Em João Pessoa

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, vai celebrar a Missa de Ramos na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no centro da cidade, neste domingo (25) a partir das 6h da manhã.
Já na segunda-feira (26) e na terça-feira (27), acontece o mutirão de confissões também na Catedral. No período da tarde, das 14h30 às 17h, e de noite, das 18h30 às 21h. A missa com Unção dos Enfermos acontece na quarta-feira (28), a partir das 17h, na Catedral.
A missa dos Santos Óleos, durante a qual os óleos utilizados na celebração dos sacramentos vão ser consagrados pelo Bispo, acontece a partir das 9h, na Catedral. No período da tarde, Dom Delson também celebra a missa do Lava-Pés, seguida por uma vigília que se encerra às 21h. Após esse momento, a Procissão do Silêncio caminha da Catedral até a Igreja do Carmo, também no centro.
Na sexta-feira (30), acontece uma Via Sacra, às 9h, e será rezado o Ofício da Agonia do Senhor, às 12h. Durante esse dia, não há missas, mas às 15h ocorre a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, conhecida também como celebração do Beijo da Cruz, na Catedral, presidida por Dom Delson. Em seguida, a imagem do Senhor Morto segue pelas ruas centrais da capital, em procissão.
No sábado (31), Dom Delson celebra a Vigília Pascal na Catedral, às 20h, e no domingo (1), também preside a Missa da Ressurreição do Senhor, às 9h.

Em Campina Grande

As paróquias realizam a Caminhada de Ramos, relembrando o dia que Jesus voltou à Jerusalém e foi recebido por uma multidão, neste domingo (25). Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o momento é vivido com uma procissão, que sai da Praça da Catedral para o interior da Igreja, onde acontece a missa às 10h.
Esse é o período em que a Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante do seu calendário Litúrgico, diz Diocese de Campina Grande (Foto: Ascom/Diocese CG)Esse é o período em que a Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante do seu calendário Litúrgico, diz Diocese de Campina Grande (Foto: Ascom/Diocese CG)
Esse é o período em que a Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante do seu calendário Litúrgico, diz Diocese de Campina Grande (Foto: Ascom/Diocese CG)

Com a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais, a missa dos Santos Óleos ocorre na quinta-feira (29), às 8h30. Às 17h, será celebrada a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, que marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. Após a celebração, acontece a Vigília Eucarística até às 21h.
Já na Sexta-Feira Santa (30), às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e, às 12h, também será rezado o Ofício da Agonia. A Celebração da Paixão acontece às 15h, seguida pela Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.
A missa do Sábado de Aleluia (31) vai ser presidida por Dom Dulcênio, na Catedral, às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal. E no Domingo de Páscoa (1), momento em que os católicos celebram a Ressurreição de Cristo, a missa da Catedral vai ser realizada às 10h pelo bispo. Neste dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com padre Luciano Guedes e os vigários da Catedral.
Da Redação
Com G1 PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.