Últimas Notícias

Oposição pede comissão para acompanhar ex-presidente Lula em Curitiba

Como a comissão não acarretaria nenhuma despesa para a Câmara, compete ao presidente, Rodrigo Maia, decidir sobre sua criação.
Deputados da oposição apresentaram nessa terça-feira (10) requerimento para a criação de uma comissão externa, formada por 12 integrantes, para acompanhar as condições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba. Como a comissão não acarretaria nenhuma despesa para a Câmara, compete ao presidente, Rodrigo Maia, decidir sobre sua criação. Maia prometeu aos oposicionistas responder ao pedido nesta quarta-feira.
A ideia é que cada parlamentar arque com as próprias despesas. A visita ainda não tem data para acontecer. O líder do PSB, Júlio Delgado (MG), disse que Maia vai autorizar a criação da comissão, solicitada pelos partidos de oposição PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL.
Os deputados que pediram a comissão argumentam que, desde a prisão arbitrária do ex-presidente no último dia 6, o país acompanha “uma série de circunstâncias anormais que afrontam o Estado Democrático de Direito”. Dentre elas, destacam o fato de o juiz Sérgio Moro praticamente impor isolamento ao ex-presidente Lula, ao limitar as visitas a uma por semana.
Na tarde de ontem a juíza responsável pela execução da pena de Lula proibiu a visita de nove governadores ao ex-presidente, incluindo o governador Ricardo Coutinho (PSB). Para os parlamentares, essa “decisão é arbitrária e fere princípios básicos dos direitos humanos”.
Os representantes da oposição destacam ainda a violência policial gratuita contra manifestantes pacíficos em apoio ao ex-presidente Lula em sua chegada a Curitiba e a agressão à deputada estadual do Rio Grande do Sul e pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manoela D’Ávila. Nessa segunda-feira (9), um apoiador do deputado Jair Bolsonaro se aproximou da deputada e proferiu uma série de agressões verbais. Depois foi acolhido dentro da Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra Lula.
Da Redação
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.