Últimas Notícias

Temer pede “paz social” e lamenta "divergência radical" entre a população

“Precisamos ser otimistas. Fomos tomados, nos últimos tempos, por uma onda de pessimismo”, disse Temer.
Em discurso realizado em evento, na noite da última sexta-feira  (6), em Salvador, o presidente Michel Temer pregou a “paz social” entre os brasileiros. Em solenidade da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), ele afirmou que antes não havia “divergência radical” entre a população e pediu a volta do otimismo ao país.
“Precisamos ser otimistas. Fomos tomados, nos últimos tempos, por uma onda de pessimismo. Em tempos passados, o otimismo era bem maior e os brasileiros procuravam uma paz social. Não havia uma divergência radical entre os brasileiros. Havia uma conjugação de esforços e essa conjugação significa otimismo”.
Iniciativa privada
Para uma plateia repleta de empresários, Temer também exaltou a iniciativa privada. Segundo ele, prestigiar a iniciativa privada é fazer cumprir o que está na Constituição. O presidente afirmou que o governo não “pode nem deve fazer tudo”, e que deve governar junto com a iniciativa privada.
“A governabilidade vem pela conjugação da atuação pública com atuação da iniciativa privada. E, tudo isso, nos termos da Constituição Federal, que manda prestigiar a iniciativa privada. E nós fizemos isso ao longo do tempo”.
Após o evento em Salvador, Temer seguiu direto para Foz do Iguaçu. Amanhã, às 10h, ele participa de outro evento. O presidente falará no Painel de Honra do 3º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping. No domingo, está prevista uma reunião em Brasília, tendo como pauta a reforma ministerial, que entra em sua reta final.
“Enfrentamos as maiores dificuldades do governo num período de dois anos, mas o País não parou”, disse o presidente.
O presidente também elogiou o trabalho do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que deixou nesta sexta o cargo para tentar disputar as eleições deste ano. “Foram mais de 1,5 milhão de empregos criados nestes quatro últimos trimestres”, apontou.
Rota 2030
Temer afirmou que os estudos sobre o Rota 2030, novo programa de incentivo ao setor automobilístico, estão em fase final e que o programa deve ser apresentado e aprovado no início de maio.
Os estudos do Rota 2030 estão sendo realizados pela Fazenda e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), mas as duas pastas têm divergência sobre o assunto devido à preocupação da Fazenda com o ajuste fiscal.
O anúncio deveria ter ocorrido no fim do ano passado, quando o Inovar-Auto, antigo programa para o setor, acabou, mas foi continuamente adiado. No meio de março, o Mdic apresentou nova proposta às montadoras, que não foi bem recebida pelas empresas, uma vez que os incentivos fiscais foram reduzidos de R$ 1,5 bilhão por ano na proposta anterior para R$ 1 bilhão. Em troca, as montadoras teriam de investir 3,3 vezes mais em pesquisa e desenvolvimento.
Durante seu discurso, Temer também agradeceu às contribuições dos empresários baianos ao seu governo, com sugestões e também cobranças. “Reconheço a cobrança de alguns aqui presentes de, por exemplo, prestigiar o Nordeste.”
Segundo ele, cada região tem de ter tratamento diferenciado de acordo com suas necessidades. “Temos de ter um tratamento diferenciado para Estados do Nordeste”, reforçou.
Da Redação
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.