Últimas Notícias

Hospital Metropolitano da Paraíba realiza primeira embolização de aneurisma

O procedimento consiste na embolização de aneurisma de paciente, ou seja, uma ação não invasiva para tratamento do coágulo no cérebro.
Um novo serviço de saúde está sendo oferecido no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires a partir deste mês, com a inauguração dos procedimentos de hemodinâmica para tratamento de aneurismas e angioplastias. A primeira paciente do serviço na área de neurologia sofria com um aneurisma, que foi embolizado. Após cuidados na UTI, a paciente de 56 anos, de Pitimbu, ficou internada no hospital e recebeu alta nessa semana.
O procedimento consiste na embolização de aneurisma de paciente, ou seja, uma ação não invasiva para tratamento do coágulo no cérebro. Isso significa que não é preciso realizar uma cirurgia na cabeça do paciente, isto é, uma craniotomia. Tudo é feito por meio de microcateteres para chegar até ao aneurisma e fechá-lo com molas espirais de platina, material que não provoca rejeição no corpo. O cateter passa pela artéria femural, conduzido por contraste até a carótida, chegando ao cérebro. 
Todo o equipamento utilizado para os procedimentos é importado, utilizado em hospitais de alta tecnologia do país e do mundo, revelando imagens em 3D do caminho percorrido até o aneurisma. Poucos hospitais públicos no Brasil oferecem esse tipo de tratamento, que diminui em cerca de 30% a permanência do paciente na internação e reduz o tempo de realização do procedimento pela metade em relação ao que seria necessário para realizar uma cirurgia desse porte, conforme a equipe de neurologia do Hospital Metropolitano.
A técnica existe há pouco mais de vinte anos. Através dessa modalidade de tratamento, o paciente sofre menos risco de infecção hospitalar, pelo menor tempo de permanência no hospital, além da ausência de cicatriz, em virtude do procedimento não ser invasivo como uma cirurgia tradicional.
O aneurisma atinge cerca de 2% a 5% da população. Trata-se de uma dilatação anormal de uma artéria cerebral que, em caso de rompimento, pode levar a hemorragia interna ou até a óbito. Tabagismo, hipertensão, obesidade, diabetes, uso de drogas ou parentesco próximo com outra pessoa que tenha sido diagnosticada com aneurisma são fatores de risco associados à doença. A principal forma de prevenir um aneurisma é diminuir esses fatores.
Da Redação
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.