Últimas Notícias

Clementino Fraga disponibiliza novo serviço que previne infecção pelo HIV

O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência estadual no combate às doenças infectocontagiosas, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está disponibilizado um novo serviço cujo objetivo é a prevenção à infecção pelo vírus HIV. Trata-se da Profilaxia Pré-Exposição – PrEP, método que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. 
A Profilaxia Pré-Exposição consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais ‘antes da exposição sexual’ ao vírus, visando uma redução na probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover ao indivíduo uma vida sexual mais saudável. 
Conforme critérios de elegibilidade, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a PrEP é indicada principalmente para trabalhadores e trabalhadoras do sexo; travestis e transexuais; gays e homens que fazem sexo com homens; casais sorodiferentes (sorodiscordantes) que se relacionam sexualmente sem o uso de preservativos ou que têm usado a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) repetidamente. 
A médica infectologista Adriana Cavalcante reforça que a PrEP serve para evitar que o indivíduo adquira o vírus do HIV antes da exposição, ou seja, é um método de prevenção. “É um uso contínuo de um medicamento diário, no sentido de evitar essa exposição ao HIV. Seria a mesma ideia de um anticoncepcional, ou seja, você toma todos os dias para evitar gravidez, e na PrEP a medicação é para evitar o HIV. A PrEP não é indicada para quem já tem o vírus HIV, porque já toma um medicamento diferente e também é contraindicado para quem tem problemas renais e alteração óssea grave”, explicou a infectologista Adriana Cavalcante. 
Atendimento – As pessoas que estão inseridas em um dos grupos das populações-chave devem procurar o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, onde serão atendidas no serviço ambulatorial por uma equipe multiprofissional, passando por aconselhamento e exames laboratoriais. Após avaliação da equipe, poderão dispor da Profilaxia Pré-Exposição, além de receber os medicamentos no mesmo local do atendimento médico.

Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.