Últimas Notícias

Campanha de prevenção e combate ao câncer de mama contará com Fórum e ações em Cabedelo

No mês dedicado à prevenção e ao debate sobre o câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) preparou uma programação especial voltada à campanha do Outubro Rosa. Toda a rede de saúde do município estará engajada em ações que vão desde palestras a mutirão de exames preventivos.
Na programação do Outubro Rosa, destaque para o Fórum Outubro Rosa, a ser realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) no próximo dia 9, e que vai contar com um amplo debate sobre o tema, com homenagens, palestras e exposições. No dia 11, será o Dia D da campanha, com a intensificação dos exames de mamografia e ultrassom mamária na Policlínica Municipal.
O Outubro Rosa é uma promoção da Secretaria de Saúde de Cabedelo, e constitui uma campanha integrada para a conscientização da população para os riscos do câncer de mama e da importância da prevenção através do autoexame, realização de mamografia e o cultivo de hábitos alimentares saudáveis. Durante todo o mês, os serviços de saúde são mobilizados, com ações e palestras relativas à prevenção do câncer de mama.
“Cabedelo, mais do que nunca, está engajada e comprometida com a campanha e a temática do Outubro Rosa. Debater o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, é muito importante para a sua prevenção. Um simples autoexame pode identificar a doença e dar chances maiores de sua cura. A campanha serve justamente para isso: para que as mulheres se toquem, se cuidem, se amem”, disse a primeira-dama Daniela Ronconi.
A atenção à saúde das mulheres em Cabedelo vai envolver toda a rede de atenção básica e especializada. Em todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) da rede são ofertados apoio nutricional, atividades físicas, atendimento de prevenção do câncer de colo do útero, coleta de exame citopatológico, exame clínico das mamas, palestras de prevenção e conscientização, planejamento familiar, pré-natal, consulta puerperal, atendimento com ginecologista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
A Policlínica conta com o mamógrafo e profissionais especializados (Ginecologista e Mastologista) para atender a demanda, pré-natal de alto risco, exame de ultrassonografia e colposcopia. No Anexo, a população tem acesso À consulta de mastologia, ginecologia e pré-natal de alto risco.
Já no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) é ofertado o apoio às mães, teste do pezinho e da orelhinha para os recém-nascidos, atendimento de urgência em ginecologia, obstetrícia, parto, cirurgia de laqueadura e planejamento familiar.
Dia D – No dia 11 de outubro, a equipe da Secretaria de Saúde promove o Dia D da campanha do Outubro Rosa. Será intensificada a oferta de exames de mamografia e ultrassom mamária, além da realização de consultas com mastologista, roda de conversa, terapias alternativas, dia de beleza, testes rápidos e orientações sobre o autoexame mamário. O dia será animado pela Roda de Samba do Caps e pelo grupo de Dança do Ventre.
A expectativa da equipe da Policlínica é que sejam realizados, apenas no Dia D, 30 exames de mamografia e de ultrassom mamária.
“Em média, estamos realizando cerca de 200 mamografias por mês ,atendendo de forma eficiente e com qualidade às mulheres que tanto precisam desse importante exame preventivo. Durante todo esse mês, nossas ações serão ainda mais focadas na prevenção ao câncer de mama e na saúde da mulher, orientando-as sobre a importância de se cuidar, se prevenir, se amar”, destacou a diretora da Policlínica, Gabriela de Azevedo.
Fórum – O Fórum Outubro Rosa está em sua 5ª edição e traz, este ano, o tema “Prevenção e conscientização: aprendendo a gostar mais de mim!”. Na programação, constam palestras com um mastologista, nutricionista e psicólogo e o lançamento do projeto Cinderela, que vai proporcionar a 50 adolescentes o sonho de comemorar seus Quinze Anos com um Baile de Debutante.
O Fórum Outubro Rosa entrou para o calendário oficial de ações da PMC no mês de outubro, através da Lei 1.706/2014. Além do evento, a SEPM promove ampla divulgação e campanhas publicitárias de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Da Redação
Com PB Agora
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.